Estudante amapaense tem projeto premiado em feira nos Estados Unidos – Correio Amapaense

Estudante amapaense tem projeto premiado em feira nos Estados Unidos

Primeiro lugar na categoria de prêmios especiais com direito a certificado e premiação em dólares; Caio Vinícius retorna nesta domingo para Macapá.

 

 Foto: Divulgação/Febrace
Caio Vinícius (segundo à direita) recebeu certificado e premiação em dinheiro no valor de mil dólares

O estudante Caio Vinícius Lima de Souza, 16 anos, da escola estadual ‘Professor Gabriel de Almeida Café’, foi campeão na categoria Prêmios Especiais da Intel-Isef na Feira Internacional de Ciências e Engenharia, que acontece no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O Governo do Estado apoiou a participação do amapaense no evento garantindo os custos com passaporte, visto e seguro viagem.

Caio recebeu certificado e premiação de mil dólares em dinheiro, equivalente a pouco mais de R$ 3,7 mil. Nas redes sociais, ele agradeceu o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação (Seed). “Ainda não consigo acreditar que ganhei. Sem a ajuda de vocês essa conquista não seria possível”, ressaltou o estudante.

O Brasil foi representado na Feira Intel-Isef por 25 alunos de diferentes estados e seus 18 projetos, entre eles, o Energia Solar Fotovoltáica, de Caio Vinícius Lima de Souza. A proposta ambiental sustentável dessaliniza água usando energia solar. O projeto, orientado pelo professor Aldeni Melo, da escola estadual ‘Santina Rioli’, surgiu a partir da realidade vivida pelas famílias da vila Sucuriju, no município de Amapá.

O estudante e o professor orientador integraram a delegação brasileira após conquistar o 6º lugar na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, em outubro de 2017. O professor tem outros 15 projetos em desenvolvimento com alunos da rede estadual de ensino do Amapá. A conquista internacional deu um ‘plus’ ao educando.

“Retorno ao Amapá com o sentimento de ter honrado meu Estado e meu país. Sentimento do peito, cheio de orgulho e lágrimas, por saber que a vitória veio apesar das barreiras encontradas pelo caminho, o que deu mais sabor ao prêmio”, destacou Aldeni Melo.

O projeto de Caio Vinícius ainda concorre na categoria de Projetos de Engenharia Ambiental. O anúncio dos vencedores será feito ainda nesta sexta-feira, 18. O professor Aldeni e o estudante chegarão ao Amapá na madrugada de domingo, 20.

 

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION