Estudantes de escola estadual participa do projeto ¨Amigos da Água¨, sobre uso racional – Correio Amapaense

Estudantes de escola estadual participa do projeto ¨Amigos da Água¨, sobre uso racional

A ação faz parte do projeto Amigos da Água que vai preparar para a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

 

 Foto: Ascom/Caesa
Estudantes da Escola Estadual Josefa Jucileide acompanham demonstração sobre tratamento de água

Na semana em que se comemora o Dia da Água – 22 de março, a Caesa intensifica as palestras educativas nas escolas públicas, uma forma de reforçar junto à comunidade escolar, a importância da preservação e uso racional da água. “Falamos sobre a água, como um dos elementos vitais para o dia a dia, as formas de desperdício, consequências e o trabalho que a Caesa realiza para que a água tratada chegue às residências. Nosso objetivo também é fazer com que o estudante seja multiplicador dessas informações”, destaca Keuren Nascimento, palestrante e coordenadora de Trabalho Técnico e Social da Caesa.

Fechar bem a torneira, evitar banhos longos, reaproveitar a água usada na lavagem de roupas para limpar a casa e utilizar a água da chuva são algumas das dicas repassadas aos alunos durante as palestras.

“A nossa intenção é despertar esta conscientização no aluno e fazer com que ele repasse as informações para a família, para o vizinho e para o amigo. É um trabalho gradativo que parece pequeno, mas se cada um fizer a sua parte, ajudaremos a evitar consideravelmente o desperdício de água”, reforçou a coordenadora.

Essas e outras informações estão sendo compartilhadas com os alunos da Escola Estadual Professora Josefa Jucileide, no bairro Nova Esperança. A ação faz parte do projeto “Amigos da Água”, desenvolvido pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), por meio da Coordenadoria do Trabalho Técnico e Social, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed).

A presença da equipe da Caesa também amplia as atividades da “V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente”, com o tema “Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas”, uma iniciativa dos Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA) desencadeadas pela Secretaria de Estado da Educação, que ocorre nas escolas e precede a etapa regional que acontecerá em maio em Macapá e a nacional, que ocorrerá em junho, em Brasília.

“A Caesa tornou-se um parceiro, com as palestras educativas nos ajudam no diálogo sobre a valorização da cidadania ambiental junto aos nossos alunos, já que estamos preparando-os para a 5ª Conferência Josefense de Meio Ambiente, que culminará no dia 22, onde os estudantes terão o desafio de através de projetos, apresentar soluções para melhorar a gestão da nossa água”, explicou o professor Elton Barros, da Escola Estadual Professora Josefa Jucileide.

Além da palestra, a equipe da Caesa dispõe da exposição de elementos que compõem o processo de tratamento de água, desde a captação bruta nos rios até às torneiras das residências. A mini-estação de tratamento, chamou a atenção da estudante de 11 anos, Ágatha Lacerda.

“Conheci o trabalho feito pela Caesa, aprendi como é tratada a água que consumimos em casa, e o mais importante, vi que ainda existem pessoas que ainda se preocupam com o meio ambiente em que vivemos”, disse a adolescente.

Além da programação dedicada a semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Caesa também irá promover ações educativas sobre o uso consciente da água nos conjuntos habitacionais. A primeira atividade será no conjunto Macapaba I e II, no período de 02 a 06 de abril, em parceria com a Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims).

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION