Faltam exatos 7 dias para o inicio do saque emergencia do FGTS, – Correio Amapaense

Faltam exatos 7 dias para o inicio do saque emergencia do FGTS,

Faltam exatos 7 dias para o inicio do saque emergencial do FGTS, os brasileiros poderão fazer seu saque de até R$ 1.045. A data de inicio está programada para o próximo dia 15 de junho e será utilizado estrutura semelhante a que está sendo pago o Auxílio Emergencial.

Para os trabalhadores que terão direito ao FGTS, primeiramente será creditado o valor em conta da poupança social digital da Caixa e somente depois de um determinado período o dinheiro poderá ser movimento para saques ou transferências para outros bancos.

O saque emergencial do FGTS

O saque emergencial do FGTS será liberado inicialmente em conta social gratuita da Caixa a partir do dia 15 junho. Por meio da conta social é possível pagar contas e fazer compras através do aplicativo Caixa Tem. Porém será necessário aguardar alguns dias para que o fundo possa ser transferido para outros bancos ou também para saque em dinheiro.

Dinâmica de pagamento e saque

O saque funcionará através de um calendário que será escalonado conforme o mês de nascimento do trabalhador. Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal informou que a medida será feita para evitar filas e aglomerações.

Essa medida será adotada também para que não aconteça aglomeração entre os brasileiros que vão sacar a terceira parcela do Auxílio Emergencial e os brasileiros que vão sacar o FGTS.

“O FGTS tem o mesmo racional [do saque do auxílio emergencial]. Faremos o depósito e o saque acontecerá alguns dias depois. E isso vai permitir com que haja uma minimização das filas”, informou Pedro Guimarães presidente da Caixa.

É importante destacar que mesmo que o calendário de saques do FGTS ainda não foi anunciado, pelo menos não até o momento a medida já está autorizada para começar no dia 15, onde os pagamentos vão ser liberados até o dia 31 de dezembro.

Quem vai poder sacar?

O saque de até um salário mínimo (R$ 1.045) estará disponível somente para os trabalhadores que tenham esse saldo em contas ativas ou inativas do FGTS. O que isso significa na prática? Que você precisa ter dinheiro em uma conta do emprego atual (a ativa) ou alguma conta de trabalhos anteriores (as inativas).

É obrigatório?

Se você não retirar o seu dinheiro, fique tranquila, pois ele continuará no fundo de garantia. Também é interessante saber que, se você tiver conta na Caixa e o dinheiro cair lá de forma automática, mas você não quiser utilizá-lo, é possível pedir para que ele volte para o fundo de garantia.

Como consultar o saldo?

É comum não saber como consultar o saldo no FGTS, então nós descomplicamos isso para você.

Primeira opção: site da Caixa

  • Informe o número do CPF ou NIS/PIS e clique em “cadastrar senha”;
  • Leia todo o regulamento e clique em “aceito”;
  • Preencha seus dados e crie uma senha;
  • Após esse processo, faça o login;
  • No canto superior esquerdo, clique em Como consultar o saldo? Tutorial “FGTS”, e depois em “Saque Imediato FGTS”;
  • Você será direcionado a outro site, no qual terá que informar seu CPF ou PIS e alguns outros dados.

Segunda opção: aplicativo do FGTS

  • A ferramenta está disponível na App Store, Google Play ou Windows Store para download;
  • Na tela inicial do app, clique em “cadastre-se” e preencha o formulário;
  • Clique em “não sou um robô” e, depois, em “cadastre-se”;
  • Você receberá um e-mail de confirmação. Acesse-o e clique no link enviado;
  • No aplicativo, responda às perguntas com informações adicionais para confirmar os dados;
  • Depois de ler e aceitar os termos, está pronto para uso.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION