Festival Paralímpico promove inclusão de deficientes no esporte – Correio Amapaense

Festival Paralímpico promove inclusão de deficientes no esporte

Durante dois dias, atletas de diferentes modalidades ocuparam o Estádio Olímpico Zerão, o Ginásio Avertino Ramos e o Centro Rosa Ataíde para competições.

 

 Foto: Rodolfo Santos/Sedel
Edição de 2018 contou com 80 participantes a mais que a edição de 2017

O Governo do Estado do Amapá (GEA) promoveu o III Festival Paralímpico com o objetivo de oportunizar aos alunos com deficiência, o conhecimento e a vivência de modalidades esportivas adaptadas. Durante dois dias, atletas de diferentes modalidades ocuparam o Estádio Olímpico Zerão, o Ginásio Avertino Ramos e a piscina do Centro Didático Rosa Ataíde, em Macapá, para as competições.

Na sexta-feira, 25, teve futebol para amputados e surdos, atletismo, com provas de 50, 100 e 200 metros, salto em distância e arremesso de peso e dardo, no Estádio Olímpico Zerão; no sábado, 26, as atividades foram executadas no Ginásio Avertino Ramos e no Centro Rosa Ataíde com atletas paralímpicos participando de modalidades esportivas adaptadas como, a bocha, tênis de mesa e natação.

O destaque do primeiro dia foi o futebol entre as equipes de amputados e surdos. O treino dos amputados são coordenados pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), enquanto que o dos surdos, é pela Associação de Surdos de Santana.

Já o segundo dia do Festival Paralímpico contou com a apresentação de dançarinos do Companhia de Dança Instituto Kadosh, com os alunos da Escola Estatual Coelho Neto, que proporcionaram um dos momentos mais emocionantes do evento.

Mais de 100 alunos, de 11 escolas inscritas participaram do Festival, com destaque para o Centro de Educação Especial Raimundo Nonato, que levou mais de 40 alunos para os locais de competição. Para a Sedel, o número de participantes este ano representa uma evolução. Pois, em 2017, a segunda edição registrou 20 atletas.

GALERIA DE FOTOS
 Créditos:Rodolfo Santos

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION