FIM DE TARDE AZUL LEVA BRINCADEIRAS E ACENDER DE LUZES PARA CRIANÇAS – Correio Amapaense

FIM DE TARDE AZUL LEVA BRINCADEIRAS E ACENDER DE LUZES PARA CRIANÇAS

Escrito por Rafaela Bittencourt Ligado . Publicado em Noticias

Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a Prefeitura de Macapá realizou na segunda-feira, 2, o Fim de Tarde Azul, uma programação especial alusiva à data que levou entretenimento e simbolismo para as famílias e crianças que convivem com o transtorno. O acender das luzes abriu a noite, iluminando toda a Praça Floriano Peixoto.

 

Logo após, a animação ficou por conta dos animadores da Escola de Leitores da Divisão do Livro Didático da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que contaram histórias e fizeram brincadeiras para entreter as crianças presentes. O pedagogo e animador Fábio Nescal participou da contação de histórias e destacou o desafio que é montar uma programação para um público de crianças autistas, onde todo tempo deve ser pensado com cuidado para manter o jovem sempre focado. “Pensamos em atividades recreativas com músicas e brincadeiras, que é um atrativo para eles e com as quais conseguimos envolver e interagir com esse público mais específico”, disse.

 

Um convidado especial presente no evento foi Pedro Enrick, 10 anos, que tem autismo e foi acompanhado pelos pais para celebrar o acender das luzes, além de realizar o sonho de se vestir com o uniforme da equipe de limpeza urbana de Macapá. O garoto recebeu das mãos do prefeito Clécio Luís e do gari Julião Tomás um uniforme completo dos populares “vermelhinhos”, que realizam o trabalho de limpeza por toda a cidade.

 

A mãe da criança, Verônica Guedes, explicou um pouco sobre a admiração do garoto pelos trabalhadores, que surgiu quando ambos acompanhavam a produção do comercial da campanha de limpeza produzida pela Prefeitura de Macapá. “Quando surgiu o comercial da cidade limpa, ele ficou animado cantando e dançando, porque no dia da gravação do comercial acompanhamos de longe. Hoje, conversei bastante com ele e já fui avisada que mais tarde ele vem trabalhar e limpar a praça”, comentou a mãe do garoto com bom humor.

 

“Vim aqui para conhecer o Pedro Enrick sem saber o simbolismo enorme que isso acabou tomando, então acabamos unindo a visibilidade sobre o autismo junto com uma campanha que deve ser incentivada para as crianças, que é a preservação e limpeza da cidade. Duas pautas importantes e que abrem portas para projetos futuros de levar esse incentivo para outros jovens”, explicou o secretário de Manutenção e Urbanística, Claudiomar Rosa.

 

O prefeito Clécio acompanhou a programação e participou de brincadeiras junto com os animadores e demais presentes. “Tivemos aqui uma oportunidade de homenagear todos os nossos garis, além disso, estamos mais uma vez promovendo a ocupação desse espaço público [a praça], um símbolo da nossa cidade que, a partir de hoje, estará com luzes azuis em homenagem ao Mês de Conscientização sobre o Autismo. Além disso, todo o mês de abril contará com programação voltada para a discussão e inclusão dessa pauta importantíssima dentro da estrutura da prefeitura, seja na esfera educativa, quanto da saúde ou lazer”, reintegrou Clécio.

 

Rafaela Bittencourt

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION