Feira de Profissões apresenta cursos profissionalizantes

0
27

Feira de Profissões apresenta cursos profissionalizantes para estudantes da rede estadual

Alunos do ensino médio conhecerão cursos técnicos do programa MedioTec durante programação no Sebrae, nesta sexta-feira, 16, em Macapá.

Por: Paula Monteiro

 Foto: Erich Macias
Os estudantes poderão esclarecer suas dúvidas e conhecer um pouco mais sobre as profissões dos cursos técnicos ofertados.

Os estudantes da rede estadual de ensino terão a oportunidade de conhecer os cursos técnicos do MedioTec para ingressarem no mercado de trabalho com maior preparo profissional, durante a Feira de Profissões. O evento, promovido pelo Governo do Amapá, apresentará 26 opções de cursos técnicos nesta sexta-feira, 16, de 8h as 18h, no estacionamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá. A entrada é gratuita.

A Feira de Profissões contará com estandes dos centros profissionalizantes de diversos cursos entre eles enfermagem, informática, administração e comércio. Os estudantes poderão esclarecer suas dúvidas e conhecer um pouco mais sobre as profissões dos cursos técnicos ofertados.

Haverá, ainda, palestras; exposição de trabalhos; demonstração de rotinas laborais dos cursos; apresentação de maquetes; máquinas e equipamentos voltados às tecnologias da informação e comunicação; produção cultural e design; desenvolvimento educacional e social; ambiente, saúde e segurança; recursos naturais; turismo, hospitalidade e lazer.

Inscrições

Neste ano, o programa está ofertando 1.810 vagas em diversas áreas, dedicadas aos estudantes da rede pública com idade entre 15 e 19 anos, que estejam cursando, de preferência, o segundo ano do ensino médio. O procedimento é feito, exclusivamente, via internet no site www.processoseletivo.ap.gov.br, prorrogado até sexta-feira, 16 de fevereiro.

As vagas vão atender estudantes nos municípios de Calçoene, Cutias do Araguari, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba, Santana e Vitória do Jari. Os 25 cursos técnicos estão divididos entre os 12 municípios: enfermagem, rede de computadores, pesca, segurança do trabalho, informática, recursos humanos, agroecologia, administração, comércio e artesanato.

O resultado preliminar será divulgado no dia 20 de fevereiro. Os aprovados receberão bolsa-auxílio para custear alimentação e transporte, além de uniforme escolar e material didático. As aulas têm início previsto, em todos os municípios citados, para o dia 5 de março.

MedioTec

O Mediotec é uma ação do governo federal em parceria com os estados e que servirá como uma espécie de continuação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo é oferecer uma formação técnica e profissional integrada à educação básica de Ensino Médio.