GEA auxilia os municípios com aperfeiçoamento do controle interno das prefeituras

0
1
Capacitação foi para auxiliar os municípios a administrarem recursos com eficácia, transparência e lisura na prestação de contas.

 

 Foto: CGE
Servidores das 16 prefeituras participaram do treinamento

Mais de 100 servidores públicos municipais que atuam na área de controle interno receberam qualificação oferecida pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) às prefeituras. As capacitações foram ministradas pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), a pedido da Associação dos Municípios do Amapá (Ameap).

Servidores das 16 prefeituras participaram dos treinamentos que ocorreram nos próprios municípios, começando por Macapá e encerrando no Oiapoque, como parte do Programa de Formação Profissional em Controladoria Governamental. A capacitação foi para regulamentar a estrutura do controle interno e auxiliar os municípios a administrarem recursos com eficácia, transparência e lisura na prestação das suas contas.

A carga horária foi de 96 horas com entrega de certificados e contemplou secretários municipais, controladores, procuradores, ouvidores e diretores de institutos, além de vereadores.

O controlador-geral do Amapá, Otni Miranda Alencar, enfatizou que o objetivo do programa é capacitar e orientar os servidores para que possam compreender, identificar e sanar dúvidas sobre os mecanismos do controle interno. E, assim, implantar a controladoria governamental nos municípios.

“As atividades de controle interno são essenciais para as boas práticas da gestão pública. Por isso, atendemos esta solicitação da Ameap e fomos em cada região oferecer o treinamento. Isso é bom não somente para o estado e municípios, mas sobretudo, para a população”, complementa Otni Alencar.

Durante os encontros, os participantes obtiveram conhecimento sobre mecanismo de controle interno, auditoria governamental, fiscalização orçamentária, financeira, contábil e patrimonial, conforme as normas vigentes.

Deixar uma resposta

Por favor, inscreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui