GEA elabora programação alusiva à Semana do Meio Ambiente – Correio Amapaense

GEA elabora programação alusiva à Semana do Meio Ambiente

Apresentações, palestras e exposições sobre sustentabilidade voltadas às escolas marcam evento que ocorre de 25 a 29 de junho.

 

 Foto: Erich Macias/Seed
Lançamento da programação ocorreu no estacionamento do prédio administrativo da Secretaria de Educação, nesta segunda-feira, 25

Com o objetivo de fomentar a conscientização da preservação do meio ambiente entre os estudantes da rede estadual, o Governo do Estado do Amapá (GEA) realiza de 25 a 29 de junho, a Semana do Meio Ambiente. Coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), a programação conta com apresentações, palestras e exposições sobre sustentabilidade, valorizando os projetos desenvolvidos nas unidades de ensino.

Intitulado “Escola Verde: territórios de aprendizagem”, o evento foi aberto na manhã desta segunda-feira no estacionamento do prédio administrativo da Secretaria de Educação. No evento, profissionais que atuam em projetos de meio ambiente falaram sobre o protagonismo juvenil em iniciativas voltadas à área, bem como orientaram sobre como fazer horta orgânica escolar, entre outras ações.

Os estudantes que participaram da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), em Sumaré, São Paulo, e outros que estão envolvidos em projetos sustentáveis, também relataram suas experiências.

A aluna Juliane Afonso, 12 anos, da Escola Estadual Fagundes Varela, do município de Mazagão, esteve presente no primeiro dia da Semana do Meio Ambiente. Ela falou do aprendizado adquirido durante a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada de 15 a 19 deste mês, e sobre a importância de aplicar esse conhecimento na comunidade onde vive.

“Devemos cuidar do meio ambiente e do uso consciente da água para que nunca falte para nós. Agora, minha escola vai multiplicar o que aprendemos para que a nossa comunidade saiba a melhor forma de distribuir e utilizar a água”, explicou a estudante.

A Semana do Meio Ambiente reúne participantes do Projeto Escola Verde, sobre horta escolar e empreendedorismo sustentável, e as 29 escolas que realizaram as suas atividades durante a III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, além de grupos gestores escolares, professores orientadores, estudantes, delegados e suplentes.

Programação

Segunda-feira (25/06)

Local: Estacionamento da Seed

8h30 – Acolhida

9h – Composição de mesa

9h30 – Leitura das redações

10h30 – Apresentação cultural

Terça-feira (26/06)

Local: Museu Sacaca

9h às 11h30 – Visita mediada para estudantes: A importância da água para os povos da Amazônia

Quarta-feira (27/06)

Local: Escola Estadual Reinaldo Damasceno

9h às 11h30 – Visita monitorada “Espaço verde e alfabetização ecológica”

Quinta-feira (28/06)

Ação: Visitas às hortas pedagógicas monitoradas pela Seed e Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP)

8h às 9h30 – Escola Estadual Santa Maria

10h às 11h30 – Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá (Cifpa)

Sexta-feira (28/06)

Local: Auditório do Museu Sacaca

8h às 10h – Palestra Educação Ambiental e Interdisciplinaridade

NOTÍCIAS RELACIONADAS

About the author

Related