GEA estimula implantação de grêmio estudantil nas escolas da rede estadual – Correio Amapaense

GEA estimula implantação de grêmio estudantil nas escolas da rede estadual

Grêmio estudantil representa os interesses dos estudantes em diversas áreas dentro e fora das escolas.
Por: Paula Monteiro

 

 Foto: Erich Macias
Governo do Amapá criou uma gerência para auxiliar os alunos na criação dos grêmios estudantis

O grêmio estudantil é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Nele, os estudantes defendem seus direitos e interesses de forma organizada para a democratização do ambiente escolar. Por isso, o Governo do Estado do Amapá (GEA) instituiu a Gerência de Protagonismo Estudantil, a qual fomentará a criação de grêmio estudantil em toda a rede estadual de ensino. Atualmente, existem 23 grêmios estudantis.

A importância das escolas constituírem grêmio estudantil foi tratada pela Gerência de Protagonismo Estudantil durante o Encontro de Orientação para Formação de Conselheiros Escolares de Macapá, nos dias 18 e 19 de abril. Na oportunidade, o presidente do núcleo, Manoel Dario, explicou o papel do grêmio estudantil e como será o processo de implantação da organização nos colégios.

“Queremos estabelecer um diálogo institucional entre os estudantes através dos grêmios e líderes de turma. Faremos um mapeamento para identificar as escolas que ainda não possuem grêmio estudantil e fazer a implantação através da Agenda do Estudante”, afirmou Dario.

A Agenda do Estudante é um canal direto de comunicação entre os estudantes e a Secretaria de Estado da Educação (Seed). A ideia da ferramenta é estimular o diálogo e o protagonismo estudantil na educação amapaense. Nela, serão tratadas as principais demandas dos estudantes nos mais diversos segmentos a fim de fortalecer e executar ações com mais agilidade e eficiência, buscando soluções para os problemas do dia a dia de cada comunidade escolar.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION