GEA lançará programa que fomenta a paz nas escolas em 15 de junho

0
2
Programa Educação para a Paz (Epaz) busca incentivar a prevenção da violência no contexto escolar. Lançamento ocorrerá no Teatro das Bacabeiras.

 

 Foto: Divulgação/Secom
Um dos objetivos do Epaz é contribuir para melhorar os índices educacionais

As escolas da rede estadual de ensino público contarão com um amplo programa para fomentar a paz no ambiente escolar. O Governo do Estado do Amapá (GEA) lançará na sexta-feira, 15, às 8h, no Teatro das Bacabeiras, o Programa Educação para a Paz (Epaz), com uma programação que irá até meio-dia. Implementada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), a ferramenta busca incentivar a prevenção da violência no contexto escolar, bem como garantir mais qualidade no ensino.

O Programa Epaz, criado pela Lei Estadual nº 2.282/2017, contará com uma rede articulada de parceiros para disseminar a paz nas escolas. O objetivo do programa é educar para prevenir a violência e contribuir para melhorar os índices educacionais e fortalecer o currículo escolar, a gestão democrática e o processo de ensino-aprendizagem.

O Programa Epaz funciona através do trabalho em rede, mobilizando e articulando parcerias entre a Secretaria de Educação e instituições públicas e privadas. A proposta é estabelecer um elo com a escola, para que todas as instituições possam contribuir na construção de uma cultura de paz, criando um ambiente favorável para o estudante, no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

O Epaz será destinado ao atendimento da comunidade escolar (gestores, professores, estudantes, pais e comunidade em geral), da rede estadual de ensino, formada pelas 396 escolas e poderá, também, ser estendido às escolas das redes municipais de ensino, através do Regime de Colaboração (Colabora Educação).

A Escola Restaurativa será um dos projetos do Programa Epaz. A inciativa é resultado da parceria entre a Seed e o Ministério Público do Estado (MP/AP) e Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), com a oferta de cursos de formação para os professores atuarem como multiplicadores e facilitadores nos núcleos de mediação de conflitos, instalados nas escolas.

Monitoramento

O programa será medido e acompanhado pelo Sistema de Monitoramento Educapaz. A ferramenta online permite monitorar a violência nas escolas estaduais de Macapá e Santana. Com os dados, será possível fazer um panorama dos principais conflitos e desenvolver projetos que disseminem a cultura da paz no ambiente escolar, a partir das estatísticas.

O sistema Educapaz será utilizado pelas escolas para registros de situações de violência, como bullying e outras agressões, contribuindo no monitoramento e avaliação dos resultados do Epaz e, consequentemente, melhorar os resultados da educação.

Programação

Sexta-feira (15/06)

Local: Teatro das Bacabeiras

8h – Acolhida/Time da Paz

Apresentação de vídeos;

Apresentação da Rap MC Yanna (E. E. Esther da Silva Vigolino);

Peça teatral: As Borboletas (E. E. Rodoval Borges);

Apresentação stand-up com o humorista Hulk Pão.

9h30 – Abertura

Waldez Góes – governador do Amapá;

Marilia Góes – deputada estadual;

Goreth Sousa – secretária de Estado da Educação;

Representantes dos parceiros.

10h – Assinatura do Termo de Cooperação Técnica.

10h20 – Entrega de certificados aos parceiros e do Curso de Formação de Multiplicadores em Práticas Restaurativas.

10h40 – Apresentação de dança: Balé A Paz (E. E. São Paulo)

11h – Premiação dos vencedores dos concursos Sou da Paz (desenho, paródia, vídeo e mascote).

Apresentação da música do Programa Educação para a Paz (artistas: Val Milhomem e João Gomes).

11h30 – Encerramento.

Deixar uma resposta

Por favor, inscreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui