Governo anuncia novos cursos na Escola de Pesca

0
1

Governo anuncia novos cursos na Escola de Pesca durante almoço com estudantes

A Escola Técnica de Pesca, localizada no distrito do Matapi, em Santana, atende mais de 400 estudantes da rede de ensino estadual, nos cursos do MedioTec.
Por: Iracilda Tavares

 Foto: Marcelo Loureiro/Secom
O governador Waldez Góes recebeu o convite dos estudantes durante a Feira de Profissões, ocorrida em Macapá

Os alunos beneficiados com os cursos do MedioTec no Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá (Cifpa), também conhecida como Escola Técnica de Pesca, almoçaram nesta sexta-feira, 23, com o governador Waldez Góes. Eles receberam do chefe do Executivo a notícia da implantação de novos cursos. O convite ao governador para conhecer os trabalhos na Escola de Pesca, foi feito pelos próprios alunos durante a Feira de Profissões ocorrida no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá, no dia 16 de fevereiro.

Além dos cursos de formação inicial e continuada, a Escola de Pesca oferta minicursos e oficinas de aproveitamento de resíduos do pescado. E ainda se configura como uma instituição que promove o desenvolvimento da área rural, através das atividades que desenvolve, beneficiando mais de 400 alunos com os curos do MedioTec. “É uma instituição organizada com uma equipe de profissionais unida e comprometida na formação de pessoas para o mercado de trabalho com maior preparo. E tem o reconhecimento da sociedade”, notou Waldez Góes.

Ele aproveitou para conhecer as salas de laboratório, a exposição de bijuterias e acessórios e conversou com alunos e professores sobre os cursos técnicos profissionalizantes ofertados no Cifpa, nas áreas da tecnologia e recursos naturais como pesca, floresta e controle ambiental. Entre os trabalhos que chamou a atenção do governador foi a variedade de bijuterias, bolsas, tiaras, sandálias e outros acessórios, produzidos pelos próprios alunos.

“É uma das escolas que eu inaugurei no segundo período de governo. Aqui são realizados muitos cursos e atende alunos do ensino médio de outras escolas estaduais, com os cursos profissionalizantes. Então, precisa de mais investimento. Estamos articulando para o próximo mês a criação de novos cursos que serão disponibilizados para a comunidade, entre eles, o curso de agroecologia e aquicultura, dando mais oportunidade para a juventude ingressar no mercado de trabalho e aproveitar o espaço que é digno de investimento e aprimoramento”, enfatizou o chefe do Executivo.

Um dos projetos desenvolvidos pela Escola de Pesca é o Rodovia Viva de arborização com plantas tradicionais da região, no percurso que vai da rotatória da Rodovia Duca Serra, até à Ponte de Integração, em Macapá.

O diretor do Cifpa, Everaldo Borges Matos, destacou o processo de aprendizagem dos alunos para a confecção dos produtos com material do pescado como as escamas e pele. “Aqui os alunos aprendem desde a escamação até à preparação das bijuterias e acessórios. Depois de concluir o curso profissionalizante, eles estão preparados para o mercado. E saem daqui conscientes de aproveitar o que iria para o lixo transformando em uma fonte de renda”, reforçou.

Deixar uma resposta

Por favor, inscreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui