Governo articula parceria com o Sebrae para a Virada Afro 2018

0
2
Os empreendedores beneficiados pela Feira do Afroempreendedor receberão capacitação técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

 

 Foto: José Baía / Secom
Na reunião foram acordados a parceria e os serviços que serão oferecidos aos afroempreendedores

A superintendência do Sebrae no estado confirmou parceria na realização da terceira edição da Virada Afro – Circuito Cultural Amapá Afro, que em 2018 ocorrerá no município de Santana. O apoio foi anunciado na tarde desta quarta-feira, 18, pelo superintende da entidade, João Carlos Alvarenga, durante reunião com a equipe técnica do Governo do Estado e Fundação Cultural Palmares.

Ficou acertado que o Sebrae vai ofertar capacitação técnica aos empreendedores que irão atuar no evento. “Será a festa que impulsiona o empreendedorismo. Somos parceiros [do Governo do Estado] dentro do nosso foco, que é a orientação, capacitação, vamos contribuir para que essa iniciativa seja de grande sucesso”, frisou Alvarenga.

O chefe-adjunto do Gabinete Civil do Governo, Carlos Marques, classifica como fundamental o apoio do Sebrae para o evento. “Vamos garantir renda durante a Virada Afro, pois com o apoio do Sebrae, vamos oferecer treinamento para os empreendedores”, destacou Marques.

Agenda

Na quinta-feira, 19, a equipe técnica do Governo do Estado e da Fundação Cultural Palmares cumprirá agenda nos municípios de Santana e Mazagão, em visita às comunidades de matriz africana. Durante a tarde, serão feitas tratativas com as comunidades de Mazagão Velho sobre a participação dos grupos culturais tradicionais no evento.

Já na sexta-feira, 20, será feita uma nova reunião, entre as equipes da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete); da sala do empreendedor, da Prefeitura de Santana; do Sebrae-AP; e da Fundação Palmares. No encontro, será traçada a estratégia de programação do evento, com definição da grade de capacitação, que será ofertada pela Fundação Palmares e pelo Sebrae-AP.

Feira do Afroempreendedor

A terceira edição da Virada Afro – Circuito Cultural Amapá Afro está prevista para acontecer nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho de 2018, no município de Santana.

Um dos principais objetivos do evento é incentivar o empreendedorismo para gerar emprego e renda dentro das comunidades negras e quilombolas do Amapá. Serão 60 empreendedores beneficiados pela Feira do Afroempreendedor, formada por um corredor com quiosques onde serão expostos e comercializados produtos como roupas, objetos de decoração, artes plásticas e cosméticos voltados para afrodescendentes.

Haverá, ainda, gastronomia com itens produzidos nas comunidades, como farinha, mel, ervas, chás, entre outros. E, também, a apresentação de costumes e tradições dos povos de matriz africana, a exemplo de búzios, carta, tarô, baralho e benzedeiras.