Governo da Gente: Atendimentos prosseguem neste sábado (9), em Porto Grande, o programa já atendeu mais de 4,9 ontem (8) em Ferreira Gomes – Correio Amapaense

Governo da Gente: Atendimentos prosseguem neste sábado (9), em Porto Grande, o programa já atendeu mais de 4,9 ontem (8) em Ferreira Gomes

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 Foto: Maksuel Martins / Secom
Daiane Ferreira aproveitou a ação para providenciar a segunda via da Carteira de Identidade e a primeira via do documento das filhas

O Governo do Estado do Amapá (GEA) realizou 4.930 atendimentos na Ação Governo da Gente nesta sexta-feira, 8, no município de Ferreira Gomes. Serviços de cidadania e saúde foram os mais procurados, totalizando, ambos, 2.650 atendimentos ao público. Os serviços foram ofertados na Escola Estadual Profª Maria Iraci Tavares.

Na área de cidadania, foram 1.050 atendimentos prestados. “O serviço mais procurado foi emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade. Também foram realizadas emissões de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), 2ª via de Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de fotos e xerox”, informou a diretora adjunta do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil) – órgão estadual que coordena a ação -, Patrícia Silva.

A dona de casa Daiane Ferreira, 27 anos, moradora do bairro da Montanha, aproveitou a ação para providenciar a segunda via do seu documento de identidade e a primeira via do documento das filhas Franciane Ferreira, 9 anos, e Ana Leticia, 4 anos.

“Economizei com transporte e com a segunda via do meu documento. Em tempos de dificuldades financeiras, ter uma gama de serviços gratuitos como esses é muito importante. Eu e minhas filhas aproveitamos e ficamos satisfeitas”, enfatizou Daiane, que também aproveitou para consultar as meninas.

Na área da saúde, foram 1.600 atendimentos entre triagem, consultas e exames. As consultas médicas foram as mais procuradas, em especial nas áreas de pediatria, clínico geral, e a novidade desta ação no município: oftalmologia. Também foram realizados atendimentos de ginecologia, dermatologia, exames laboratoriais, ultrassonografia, verificação de pressão arterial, teste rápido de glicemia, aplicação de flúor, vacinação contra a gripe, além de testes da orelhinha e outros atendimentos. Foram disponibilizados 40 profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para a ação.

“Os demais serviços totalizaram 280, além de 2 mil acolhimentos registrados, que são orientações, explicações. Ao todo, mais de 24 tipos de serviços foram ofertados por órgãos estaduais, municipais, federais e privados, entre cidadania, saúde, assistência social e jurídica”, acrescentou a diretora do Super Fácil.

Na área de assistência social, o serviço mais procurado foi o pré-cadastro no programa Renda para Viver Melhor, gerenciado pela Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims). “Após o pré-cadastro realizado durante a ação, assistentes sociais da secretaria retornarão ao município para realizar visita domiciliar e constatar se estas famílias, de fato, se enquadram no perfil do programa. Caso positivo, serão inclusas posteriormente”, explicou a gestora adjunta da Sims, Dineuma Abrantes.

Elaine Barbosa Costa, 18 anos, foi uma das dezenas de pessoas que realizaram o pré-cadastro no programa. Com a filha de colo, ela se disse esperançosa pela inclusão no programa. “Eu não trabalho e meu marido é autônomo. Além da bebê, temos mais um filho. Vemos no programa uma esperança de complementar a nossa renda e dar mais qualidade de vida à nossa família”, afirmou a jovem.

Parceria e compromisso

O prefeito de Ferreira Gomes, Divino Rocha, salientou a importância da ação de governo no município. “Apesar de termos equipe de saúde municipal, consultas com especialistas do Estado são fundamentais para melhorar ainda mais a vida das pessoas. Além disso, a oferta de serviços de cidadania movimentou a comunidade. Precisamos disso, desse olhar cuidadoso e agradecemos ao governo pela parceria”, registrou o prefeito.

O governador do Amapá, Waldez Góes, presente no evento, ressaltou a união de forças entre os órgãos envolvidos na ação, e reforçou o compromisso em cuidar das pessoas. “Apesar de termos uma unidade do Super Fácil que atende durante o ano todo, a intenção com o Governo da Gente é agregar os demais parceiros e atrair os moradores das áreas rurais, ribeirinhas, as famílias de baixa renda, que precisam de serviço gratuito e de qualidade. Isso é cuidar das pessoas e garantir direitos onde elas estiverem”, salientou Góes.

Também participaram da ação, a Defensoria Pública do Amapá (Defenap), com orientação jurídica, consulta e promoção de processos; a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), com orientação empresarial, cadastro de artesãos e cadastro de trabalhadores no Sistema Nacional de Empregos no Amapá (Sine/AP); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); o Exército Brasileiro, com informações sobre alistamento militar, distribuição de revistas educativas e informativas, além da banda da corporação; Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), com orientações de primeiros socorros, especialmente voltadas a bebês e crianças sobre engasgo com leite materno ou pequenos objetos; Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap), que é o responsável pela emissão da carteira de idoso; dentre outros.

Estiveram presentes membros da equipe de governo; do município; autoridades civis, militares e sociedade civil. Neste sábado, 9, a Ação Governo da Gente prossegue no município de Porto Grande, na Escola Estadual Maria Cristina Tavares, das 8h às 17h.

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 Créditos:Maksuel Martins / Secom

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