Governo do Amapá disponibiliza linha de crédito para energia solar fotovoltaica residencial – Correio Amapaense

Governo do Amapá disponibiliza linha de crédito para energia solar fotovoltaica residencial

Está para ser liberado, em março, o acesso à linha de crédito para de pessoas físicas interessadas na instalação de sistemas fotovoltaicos em residências do Estado do Amapá. Os recursos estão garantidos no Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), que é gerenciado pelo Banco da Amazônia.

O financiamento é para pessoas físicas de toda a Amazônia Legal e vai desde os projetos, elaboração até a instalação do dispositivo. O FNO vai disponibilizar R$ 120 milhões para essas operações de crédito, que deverão ter taxas de juros mais baixas do que as praticadas no mercado.

De acordo com o gerente regional do Banco da Amazônia no Amapá, Gleidson Guimarães Salles, atualmente os técnicos da instituição analisam o risco de operação para estabelecer as garantias do crédito, bem como prazos, limites e taxas.

Segundo Salles, apesar do financiamento para pessoas físicas ainda estar em construção, uma linha similar está em funcionamento para produtores rurais e empresas.

“Acreditamos que a linha para pessoa física estará em análise final pela diretoria do Banco da Amazônia no início de março. Até lá, provavelmente o Banco cadastrará algumas empresas do ramo de energia renovável, que serão credenciadas a elaborar o projeto para as residências. Isso não impede que o cliente contrate outra empresa e submeta o projeto à analise”, explicou Salles.

.

microgeração solar residencial

.

Energia solar

No Amapá, o foco é a energia solar fotovoltaica, que converte a luz do sol em eletricidade. O Estado aderiu, em maio deste ano, ao Sistema de Compensação de Energia Elétrica, gerenciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo a agência reguladora, a tecnologia fotovoltaica possibilita a redução do consumo de energia elétrica convencional e, consequentemente, redução no valor cobrado na fatura mensal – proporcional à quantidade de energia gerada.

A proposta de financiar sistemas fotovoltaicos para consumidores residenciais foi idealizada pelo governador amapaense, Waldez Góes, durante o 14º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. A propositura foi autorizada pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) em dezembro de 2017.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION