O Governo do Amapá está monitorando o aumento do nível do Rio Araguari, influenciado pelas intensas chuvas na região de Porto Grande e Ferreira Gomes. Nesta sexta-feira, 26, foi realizada reunião de monitoramento, através do Comitê de Respostas Rápidas, e encaminhadas equipes de segurança e assistência às áreas afetadas para atendimento da população.
Desde a quinta-feira, 25, as ações acompanham cerca de 20 famílias ribeirinhas que residem no alto Araguari, no município de Porto Grande, que já haviam sido afetadas. A vazão do rio segue sendo monitorada a cada duas horas pelas hidrelétricas.
Foram alinhados reforços no trabalho preventivo para proteger os moradores com equipes da Defesa Civil Estadual, Vigilância em Saúde e Assistência Social que se deslocam até as localidades afetadas pelo aumento do volume de água com a entrega de água potável, kits de alimentos e dormitório, além de medicações.
“Essa é uma primeira resposta aos municípios, iniciada pelo governador Clécio Luís, para alinhar com as prefeituras os trabalhos necessários nas regiões. Nos colocamos à disposição para esse apoio logístico com várias frentes se for necessário”, declarou o coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Veríssimo.
Monitoramento
Os trabalhos fazem parte das medidas de prevenção e proteção, envolvendo equipes de sobreaviso para atuar nos casos de alagamento com fortes chuvas ou aumento do nível dos rios. O Comitê de Respostas Rápidas atua para garantir respostas imediatas para população que sofre com as crises naturais, sanitárias e de saúde.
Clima no Amapá: confira a previsão do tempo para este final de semana
Alerta sobre os rios
O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) divulgou a previsão do tempo para o fim de semana e reforça as projeções de acumulados diários significativos de chuva nos municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Macapá, Santana, Mazagão e arquipélago do Bailique.
As estações hidrológicas alertam para o nível dos rios Oiapoque, Amapari, Jari e Araguari devido às chuvas da última semana localizadas nas bacias das correntes, onde captam o volume de água e destinam para os rios que banham os municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Serra do Navio, Pedra Branca e Cutias.