Governo do Amapá oferece serviços de cidadania na 25ª edição da Ação Global

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No espaço, a população pôde ter acesso a serviços como emissão de documentos e boletim de ocorrência e informações sobre projetos sociais do governo estadual.

 

 Foto: Marcelo Loureiro / Secom
Diego Castro aproveitou a Ação Global para obter 2ª via da Carteira de Identidade, serviço disponibilizado pelo Super Fácil

Aos 20 anos, a estudante Géssica Lobato busca por uma oportunidade no mercado de trabalho, especialmente na área de vendas. Para alcançar o objetivo, a jovem procurou o espaço do Sistema Nacional de Empregos no Amapá (Sine/AP) – vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) – na 25ª edição da Ação Global. O evento ocorreu neste sábado, 26, e teve o governo estadual como um dos principais parceiros. “Eu decidi vir porque é uma oportunidade de resolver várias situações no mesmo espaço, é prático, principalmente para mim, que sou mãe. Mas o que realmente espero é conseguir um emprego”, disse a estudante que preencheu o cadastro disponibilizado pelo Sine. Ela foi ao evento acompanhada da filha Alexandrina, de um ano.

Em 2018, a Ação Global aconteceu nas escolas estaduais Maria do Carmo e Maria Merian, no Centro de Mobilização Social Projeto Minha Gente, e na praça do bairro Jardim Felicidade II, zona norte da capital. Além de poder se cadastrar no Sine, quem participou da ação pôde ter acesso a outros serviços de cidadania ofertados pelo governo do Estado, como emissão de 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC/ Super Fácil).

O autônomo Diego Castro, 27 anos, aproveitou o dia para tirar a 2ª via da Carteira de Identidade. “Estou de folga hoje, então, aproveitei o tempo livre para tirar esse documento, pois nos dias de semana é mais complicado, por conta do trabalho. Gostei muito do atendimento”, comemora Diego.

A coordenadora de Projetos Especiais do Super Fácil, Valéria Monteiro, conta que, apesar de ser um dos serviços mais procurados pela população, o atendimento foi rápido. “O processo todo dura em torno de cinco minutos”, explicou.

Outro serviço disponibilizado foi o registro de boletim de ocorrência, oferecido pela Polícia Civil do Estado do Amapá. O delegado Roberto Prata explica que o boletim é essencial para que as pessoas possam obter a segunda via de documentos como a Carteira de Identidade, por isso o serviço foi ofertado. “A expectativa é registrar de 80 a 100 ocorrências até o fim do dia”, informou Prata.

O assistente de almoxarifado João José Seco, 38 anos, é morador do bairro Marabaixo III, na zona oeste de Macapá, mas deslocou-se à zona norte para participar da Ação Global e obter a 2ª via do Carteira de Identidade. Ele esqueceu o boletim de ocorrência, por isso, considerou positiva a possibilidade de registrar o documento no próprio local. “Sem esse serviço, eu não poderia obter meu documento, então considero muito prático”, frisou Seco.

Outros serviços

Quem compareceu à Ação Global pôde ter acesso a outros serviços disponibilizados pelo governo estadual, como informações sobre projetos sociais do Executivo no espaço onde equipes da Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims) atenderam. “Estamos prestando informações e assessoramento para a sociedade no que diz respeito aos programas e projetos que nós temos, como o Passe Livre Estudantil e o Renda para Viver Melhor”, explicou a secretária da Sims, Nazaré Farias.

Outro serviço disponível aos participantes da Ação Global foi a Rede de Ouvidorias do Estado, um canal que aproxima o cidadão dos serviços públicos. A ouvidora Jeane Tourinho explicou que, através do sistema, a população pôde registrar denúncias, reclamações, solicitações ou elogios; a manifestação é encaminhada ao órgão em questão por meio do sistema e-Ouv.

A Rede de Ouvidorias inclui os seguintes órgãos: Controladoria-Geral do Estado do Amapá (CGE), Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE), secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Educação (Seed), Agência de Fomento do Amapá (Afap), Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap) e Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP).

Saúde

Além de serviços de cidadania, o Governo do Amapá também oferece atendimentos de saúde na 25ª edição da Ação Global, com profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Foram disponibilizadas consultas, exames de triagem, verificação do Índice de Massa Corporal (IMC), aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Outras atividades, como teste rápido de HIV, hepatite e sífilis estão sendo ofertados pelo Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT).

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 Créditos:Marcelo Loureiro / Secom

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