Este ano, a competição reúne 28 times, sendo 14 femininos e 14 masculinos. Para a disputa de cada categoria, as equipes foram divididas em grupos de sete, onde todos jogam contra todos e os quatro melhores colocados de cada chave avançam para a fase mata-mata.
O torneio está sendo coordenado pela Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), que busca fortalecer e incentivar a prática esportiva entre os jovens e despertar novos talentos do futebol.
“Esta edição da competição tem uma roupagem nova, dando oportunidade para a garotada sub-20. Para este torneio, a proposta não é apenas proporcionar desporto e lazer, mas também revelar atletas para o futebol profissional do estado”, explicou Hudson Ferreira Mafra, coordenador da Sedel.
Para o lateral esquerdo Keven Cardoso, de 19 anos, do time União, que representa o bairro Infraero 1, a competição é muito importante tanto desportiva quanto socialmente para a população amapaense.
“Essa competição é muito importante pra gente, porque dá oportunidade para a garotada participar e sair da rua e procurar o esporte como forma de entretenimento, lazer e até tratamento para doenças como a depressão”, ressaltou o competidor.
Morador do bairro Perpétuo Socorro, o garçom Tom Morais conta que sempre reúne a família para acompanhar a Copa das Arenas, principalmente quando o time que representa a região está em campo.
“A gente gosta muito da Copa das Arenas. Mas a gente fica ainda mais animado quando o San Marino, que é o time do Perpétuo Socorro, está em campo. Hoje a gente veio apoiar a nossa equipe, mas a rivalidade fica só dentro de campo, porque fora dele o respeito tem que prevalecer”, ressaltou o torcedor.
As finais do masculino e feminino da Copa das Arenas Sub-20 serão realizadas no dia 30 de junho de 2024.