Governo do Estado apresentará em palestra online os resultados da avaliação da alfabetização do Amapá em 2019

0
3
O webnário será para apresentar os índices de desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental que participaram da avaliação da alfabetização
Por: Valdeí Balieiro

 

 Foto: Erich Macias
As ações do programa são desenvolvidas em Regime de Colaboração entre o Estado e os 16 municípios.

 

O Governo do Amapá, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Universidade de Juíz de Fora, realizará no dia 9 de junho um webinário – palestra educacional online – para apresentar os resultados da avaliação da alfabetização do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (Sispaeap), realizada em 2019, na qual foram avaliados estudantes do 2º ano do ensino fundamental, das redes estadual e municipais.

O evento terá a participação de secretários municipais, coordenadores municipais e parceiros do programa Criança Alfabetizada, como a Fundação Lemann, o Instituto Natura e a Associação Bem Comum, além de técnicos e especialistas do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), que ministrarão palestras.

De acordo com a coordenadora estadual do Programa Criança Alfabetizada, Claudia Silva, o objetivo do webnário é provocar reflexão e definição de estratégias que promovam o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem no Amapá. As ações do programa são desenvolvidas em regime de colaboração entre o Estado e os 16 municípios.

“Os resultados não devem ser impactantes apenas pelos números em si, mas principalmente para direcionarmos o foco para o cuidado na aprendizagem, pois nossos estudantes têm sonhos, e nós, profissionais da educação, temos a responsabilidade de torná-los realidade”, destacou.

O webnário permitirá ainda um olhar atento e dedicado a alfabetização e letramento que certamente irão inspirar ações conjuntas para garantia da aprendizagem, contribuindo para que todas as crianças sejam alfabetizadas no tempo certo.

Programação

• Abertura: Secretária de Estado da Educação do Amapá, Maria Goreth Sousa;
• Palestra: A importância da avaliação educacional externa no Brasil – histórico, avanços e desafios – com Lina Kátia Mesquita de Oliveira (Presidente da Fundação CAED/UFJF);
• Apresentação dos resultados gerais da avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do AP 2019 – com Lina Kátia Mesquita de Oliveira (Presidente da Fundação CAED/UFJF);
• Palestra: O uso pedagógico dos resultados da avaliação – com Josiane Toledo (Supervisora de Apoio a Entrega de Resultados)
Perguntas – Inscrições no chat da plataforma Google Meet

Dia: 9 de junho
Horário: 10h
Plataforma: Google Meet
Link: meet.google.com/khv-qvtg-yau
Código de acesso: khv-qvtg-yau

Deixar uma resposta

Por favor, inscreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui