Governo entrega caminhão para coleta e compactação de lixo em Pracuúba – Correio Amapaense

Governo entrega caminhão para coleta e compactação de lixo em Pracuúba

Veículo é oriundo de emenda parlamentar com contrapartida do Estado. Na ocasião, o governo ainda assinou dois convênios com a Prefeitura de Pracuúba.

 Foto: Marcelo Loureiro / Secom
Caminhão entregue pelo governo do Estado vai permitir que os resíduos sejam coletados de forma adequada

O Governo do Estado do Amapá (GEA) entregou nesta sexta-feira, 8, à Prefeitura de Pracuúba, um caminhão para coleta e compactação de resíduos sólidos no município. A capacidade do veículo é de 16 mil quilos. A aquisição foi feita a partir de emenda parlamentar do deputado federal Roberto Góes, no valor de R$ 300 mil, com contrapartida de R$ 30,6 mil do GEA.

A prefeita do município de Pracuúba, Belize Ramos, falou das dificuldades enfrentadas até que fosse possível essa entrega. “A nossa coleta de lixo, até o momento, era feita de forma inadequada, em caçambas. Agora, graças ao apoio e ao olhar cuidadoso do governador Waldez Góes e de sua equipe, temos um equipamento adequado para este serviço. Estamos todos satisfeitos com essa parceria que só tende a crescer”, comemorou a prefeita.

A vereadora do município de Pracuúba, Lidiane Nunes, representando a Câmara Municipal, também expôs sua satisfação. “Só temos a agradecer pelas parcerias com as quais o nosso município tem sido contemplado. O olhar atencioso garante a dignidade dos moradores, e é isso que eles merecem”, frisou a parlamentar.

O secretário de Estado do Desenvolvimento das Cidades (SDC) João Henrique Pimentel, destacou que, agora, as equipes do governo e do município irão se empenhar para que seja firmado um convênio entre Pracuúba e Amapá, para o despejo dos resíduos sólidos.

“Não basta só coletar, temos que destinar de forma adequada. É uma determinação do governador que já iniciem as tratativas para a formalização de um consórcio entre os dois municípios, para que o caminhão atenda aos dois, e o despejo do lixo seja feito na área adequada que o município de Amapá possui”, explicou Pimentel.

A deputada estadual Maria Góes, na ocasião representando o deputado federal Roberto Góes, pontuou que, além de manter a cidade mais limpa, o equipamento vai contribuir para a saúde da população. “O lixo coletado da forma correta diminui o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças. A saúde e a qualidade de vida da população devem estar em primeiro lugar, e essa parceria contribui diretamente neste sentido”, destacou Maria Góes.

Em seu discurso, o governador Waldez Góes destacou o compromisso do Estado em manter investimentos nos últimos anos, e ampliá-los, quando possível, mediante segurança fiscal, transparência e muito planejamento, seja para beneficiar servidores, executar e entregar obras, fazer concursos públicos.

Neste sentido, reforçou, ainda, que é um compromisso de governo empenhar contrapartidas em apoio aos municípios, para a execução de emendas parlamentares e convênios com a União. Ele pontuou que, mediante a crise, muitos são os desafios da administração pública em seus diversos níveis, mas que é possível superá-los quando se tem boa vontade, e, sobretudo, capacidade estreitar parcerias.

“É no diálogo que a gente constrói soluções para grandes dificuldades. Os amapaenses merecem o nosso compromisso, a nossa luta, a nossa união para prezar pelo seu bem-estar, pelos seus direitos, pela sua saúde. É de mãos dadas, independente de cores partidárias ou ideologias, que vamos conquistar ainda mais para a nossa gente”, salientou o governador.

Arielson Santos, 28 anos, nasceu, cresceu e ainda vive em Pracuúba. Ele prestigiou a entrega e manifestou a sua satisfação com o momento. “Foram muitos anos esperando por esse momento, e ele chegou graças à união de todos aqui presentes. Me sinto feliz e satisfeito com essa conquista, pois, finalmente, teremos uma coleta de lixo organizada e uma cidade cada vez mais limpa”, comemorou Arielson.

Na ocasião, também foram firmados dois convênios entre o governo – através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento das Cidades (SDC) e a Prefeitura. Um para pavimentação de ruas em blocos na área urbana com drenagem, meio-fio e sarjeta. E outro para aquisição de um veículo administrativo de passeio. Os recursos também são de emendas parlamentares com contrapartida do Governo do Amapá.

Participaram do evento membros das equipes de governo e prefeitura, autoridades civis e militares, e sociedade em geral.

GALERIA DE FOTOS
 Créditos:Marcelo Loureiro / Secom

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION