Governo fortalece assistência em urgência e emergência no atendimento pediátrico – Correio Amapaense

Governo fortalece assistência em urgência e emergência no atendimento pediátrico

Projeto do governo é ampliar, capacitar e equipar as unidades de saúde para oferecer um atendimento qualificado e humanizado.

 

 Foto: André Rodrigues
Unidade de Pronto Atendimento da Zona Sul também está equipada para atendimento pediátrico

O Amapá conta com a média mensal de aproximadamente 7mil atendimentos com serviços de assistência em urgência e emergência pediátrica nas unidades de pronto atendimento no Estado, que dividem-se entre o Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Unidades Pronto Atendimento da zona norte e zona sul (UPA). Para ampliar esse serviço, o Governo do Amapá equipou as unidades com novos respiradores, adaptou os espaços e ofereceu capacitação técnica para os servidores da saúde.

De acordo com a gerente do núcleo de serviços administrativos do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), Joândala Monique, o Pronto Atendimento Infantil (PAI), no período sazonal, atende 60% da demanda da rede pública, e chega a atender quase 4 mil pacientes por mês, devido ao aumento de doenças respiratórias que as crianças adquirem no primeiro semestre do ano.

“Nos últimos anos tivemos ampliações na recepção, posto de enfermagem, aumento de 40 leitos, as salas receberam pintura, reparos elétricos e armários, além disso, recebemos novos respiradores que irão contribuir para o atendimento mais organizado e eficiente”, reforça Joândala.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA), tanto da zona sul como da zona norte, contam com a média de 35% dos atendimentos especializados na área de urgência e emergência pediátrica, onde oferecem salas de estabilização adaptadas e equipadas com respiradores e aspiradores, monitor multiparâmetro, que é um dispositivo que serve para reanimar o paciente em caso de parada cardiorrespiratória, além de uma equipe capacitada.

A funcionária pública municipal Ariadne Carneiro, 38 anos, sempre que precisa de pronto atendimento para o filho Lucas, 8 anos, procura as unidades públicas. “Meu filho tem crises de convulsão, então, ele sempre precisa de pronto atendimento. Quando isso acontece, tanto aqui na UPA como no PAI, ele recebe todo um tratamento especializado com uma equipe de profissionais excelentes”, descreve Ariadine.

O Governo do Estado investiu na compra de 16 novos respiradores que foram distribuídos entre a Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte (UPA), Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), Pronto Atendimento Infantil (PAI), Hospital de Emergência (HE), Hospital Estadual de Santana (HES), Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) e o Hospital de Clinicas Dr. Alberto Lima (HCAL).

Capacitações

Na terça-feira,12, servidores da UPA da Zona Norte, Hospital de Emergência e Pronto Atendimento Infantil participaram de um treinamento voltado para Urgência e Emergência pediátrica, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo American Heart Association, que são todas as recomendações para atendimento de urgência e emergências. Além disso, 30 técnicos e enfermeiros das unidades de saúde do Estado também estão recebendo um curso de Urgência e Emergência, que encerrará no dia 22 de junho.

As capacitações estão incluídas no projeto do governo que visa fortalecer a saúde do Estado, através de um atendimento mais humanizado que resulta em mais benefícios para a população.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION