Governo inaugura Núcleo de Produção Digital Equinócio nesta segunda-feira, 23 – Correio Amapaense

Governo inaugura Núcleo de Produção Digital Equinócio nesta segunda-feira, 23

Amapá vai contar um espaço adequado para profissionais trabalharem produções audiovisuais com equipamentos e softwares de ponta.

 

 Foto: Irineu Ribeiro / Secom
Núcleo de Produção Digital Equinócio vai funcionar no prédio do Sebrae, em Macapá

Na próxima segunda-feira, 23, o Núcleo de Produção Digital Equinócio (NPD) será entregue para a população amapaense. O Governo do Amapá conseguiu com a Secretaria do Audiovisual (SAV), do Ministério da Cultura, a implantação do espaço que contém recursos técnicos para incentivar o cenário no Estado, com foco na formação, produção e difusão. A inauguração será realizada durante o seminário “As Políticas da SAV/CTAV e Ancine para o desenvolvimento do audiovisual”, que acontece de 23 a 25 de abril.

A articulação para a aquisição do espaço foi feita com parceria entre os governos estadual e federal, Agência Nacional de Cinema (Ancine), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

O NPD Equinócio possui três ilhas de edição, equipamentos modernos, como câmeras 4k, lentes, equipamentos de iluminação e áudio, além de computadores e softwares de edição, que, a princípio, foram fornecidos de forma provisória e, somente após dois anos de atividade, poderão ser doados em definitivo ao Estado, mediante avaliação da SAV quanto ao desempenho das produções.

Para o governador do Amapá, Waldez Góes, essa é apenas uma etapa nas conquistas do audiovisual. “Estamos preparando o lançamento do segundo edital de audiovisual, que aportará no mínimo o dobro de investimento do primeiro e a possibilidade de trazer em definitivo a TV Cultura para o Estado. A implantação do curso superior de cinema na Universidade Estadual do Amapá também já está sendo trabalhada”, reforça Góes.

A estrutura será oferecida gratuitamente para o aperfeiçoamento do segmento de audiovisual, formando profissionais de produção, roteiristas, diretores e editores de áudio e vídeo. Cursos do MedioTec voltados para o audiovisual também serão implementados no NPD, ampliando as oportunidades para os jovens que se identificam na área.

Qualificação

As primeiras turmas do NPD vão iniciar ainda este semestre e serão voltadas para a capacitação e orientação em direção de fotografia, animação e sonorização.

O secretário de Estado da Cultura, Dilson Borges, ressalta a importância de explorar a relação do audiovisual com a cultura amapaense. “Com todos esses avanços, vamos potencializar e garantir aos amapaenses a possibilidade de desenvolver e mostrar a sua cultura e história através das mídias audiovisuais. É mais um avanço no compromisso com a cultura do Estado, que estará preparado para mostrar suas produções para todos os lugares do Brasil e do mundo”, afirmou Borges.

Os responsáveis pelas capacitações serão os técnicos do Centro Técnico Audiovisual (CTAV) e do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE).

Seminário

O seminário de lançamento do NPD Equinócio – “As Políticas da SAV/CTAV e Ancine para o desenvolvimento do audiovisual” começa na segunda-feira, 23 e prossegue até o dia 25 de abril. Uma programação que conta com uma palestra da diretora do CTAV e também com rodadas de reuniões para assertivas entre os parceiros, com o intuito de debater o desenvolvimento de políticas públicas para o audiovisual amapaense.

De acordo com a coordenadora do NPD Equinócio, Ana Vidigal, o seminário é uma oportunidade para os profissionais da área ficarem por dentro das possibilidades de desenvolver produções. “Essa oportunidade de estar em contato com a Ancine e o CTAV é imperdível para quem trabalha na área do audiovisual. As possibilidades estão todas abertas e precisamos nos movimentar para que as produções aconteçam de fato”, ressalta a coordenadora.

NPD Equinócio

O Núcleo de Produção Digital (NPD) Equinócio está localizado no prédio do Sebrae/AP, localizado na avenida Ernestino Borges – Centro. Além do Sebrae, o Sesc/AP também irá contribuir com espaço físico e suporte nas capacitações.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION