Governo prorroga prazos dos concursos ‘Paz nas Escolas’

0
18
Estudantes têm até 30 de maio para disputar por melhor desenho, paródia e mascote. Vencedores ganharão um tablet.

 

 Foto: Erich Macias/Seed
Concursos promovidos pelo governo do Estado visam despertar e incentivar nos estudantes a cultura da paz

Estudantes da rede estadual de ensino ainda podem participar dos concursos do Programa Paz nas Escolas. O Governo do Estado do Amapá (GEA) retificou os editais e prorrogou o prazo para a produção e entrega de materiais das categorias de desenho, paródia e mascote. Todos devem abordar o tema “Sou da paz!”. As categorias de vídeo e gincana solidária foram canceladas por causa da baixa procura.

O novo prazo para criação e seleção dos produtos das três categorias será de 21 a 30 de maio. O estudante deve produzir o material com a orientação de um professor. Então, cada escola fará um concurso interno e julgará o melhor trabalho que irá representá-la. A direção escolar deverá encaminhar o trabalho selecionado à Secretaria de Estado da Educação (Seed) no dia 5 de junho, que escolherá um vencedor de cada categoria.

As escolas que já entregaram os produtos de desenho, paródia e mascote no prazo antigo podem optar em realizar um novo concurso interno e substituir o material, ou permanecer com os mesmos trabalhos. O novo cronograma e critérios de avaliação constam nos editais, disponíveis no site da Seed. O resultado dos concursos será divulgado no dia 12 de junho.

Os concursos visam despertar e incentivar nos estudantes a cultura da paz, por meio de práticas que reforcem o sentimento humanitário de tolerância e estimular, na escola e na sociedade em geral, um ambiente de respeito e paz, essenciais à convivência humana.  O vencedor de cada categoria ganhará um tablet.

A premiação ocorrerá no Teatro das Bacabeiras e está prevista para acontecer no dia 15 de junho, durante o lançamento oficial do Programa Educação para a Paz. Criado pela Lei nº 2.282/2017, a iniciativa fomenta a paz e a tolerância no ambiente escolar, por meio do diálogo e de práticas educativas.

Desenho

Do concurso de desenho, podem participar estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano) matriculados nas escolas estaduais. Serão avaliados os seguintes critérios: pertinência ao tema; vivacidade/traçado/colorido; originalidade/criatividade; impacto visual e apresentação.

Mascote

Para o concurso para a criação do desenho de mascote, podem participar os estudantes matriculados no ensino fundamental II (6º ao 9º ano, com idade de 10 a 14 anos), ensino médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudante ou responsável legal deverá apresentar uma declaração de que a obra é de sua própria autoria. Serão avaliados os seguintes critérios: pertinência ao tema; criatividade; originalidade e linguagem visual.

Paródia

O concurso de paródia é direcionado aos estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) das escolas estaduais. Serão avaliados os critérios de pertinência ao tema como originalidade; criatividade; Música Popular Brasileira (MPB) e vocabulário da letra da paródia.