Governo realiza ação de testes rápidos para covid-19 em casas de apoio a indígenas

0
21
Equipes do Estado estiveram em três casas de apoio onde aplicaram testes e ofereceram consultadas médicas aos indígenas.

 

 Foto: Nelson Carlos
Equipe técnica reunida com os indígenas antes da testagem

No último domingo, 31, o Governo do Amapá realizou testes rápidos para covid-19 em famílias indígenas que moram em três casas de apoio no município de Macapá. Além da testagem, o objetivo também foi oferecer consultas médicas e encaminhá-los para atendimento.

Nas casas de apoio, as equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e do Núcleo Estadual de Saúde Indígena (Nesi) atenderam 50 pessoas.

A visita foi solicitada no sábado, 31, pela Fundação Nacional do Índio (Funai), através do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) – setor responsável pela saúde dos povos indígenas do Amapá e norte o Pará.

Além de testes rápidos para covid-19, os indígenas foram consultados pelos médicos que aferiram sua pressão arterial, temperatura e saturação de oxigênio no sangue. Todos receberam atendimento médico e remédios.

As casas de apoio são compartilhadas e mantidas pelos próprios indígenas que vêm à capital em busca de assistência médica, dentre outros motivos.

A SVS e Dsei já têm mapeado outras casas de apoio aos indígenas em Macapá para visitar, realizar testes rápidos para covid-19 e fazer o acompanhamento médico.

Atenção aos indígenas

O Governo do Amapá vem atuando na prevenção e combate à covid-19 entre os povos indígenas.

 

Além da atuação nas casas de apoio, aldeias de Oiapoque receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), álcool 70% e remédios, além de desinfecção.

Por: Nelson Gama