Governo terá posto de vacinação no Dia D de combate à Influenza – Correio Amapaense

Governo terá posto de vacinação no Dia D de combate à Influenza

SVS estará com um posto no Centro de Promoção Humana Frei Daniel Samarate, os Capuchinhos, em Macapá, das 9h às 17h, neste sábado, 12.
O Governo do Amapá participará ativamente do Dia D de vacinação contra a Influenza (gripe), no sábado, 12. A Unidade de Imunobiológicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) estará com um posto de vacinação no Centro de Promoção Humana Frei Daniel Samarate, os Capuchinhos, no bairro Santa Rita, em Macapá. A vacinação será das 9h às 17h.

Quem pode se vacinar neste Dia D são idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais, também devem receber a vacina. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica.

Cobertura vacinal

Desde abril, a SVS já garantiu o abastecimento dos 16 municípios com as doses da vacina trivalente. Até o momento, a cobertura vacinal em todo o Estado chega a mais de 42%. Os municípios com a maior cobertura são Cutias, com 82,8% da meta alcançada e a capital, Macapá, com 62,8%.

O Amapá tem alcançado excelente desempenho de cobertura vacinal nos últimos anos. Segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, em 2017, o Estado alcançou o maior percentual de cobertura vacinal do país contra a Influenza. Foram 156.146 pessoas alcançadas, o que indica que mais de 100% da meta do programa foi alcançada.

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Influenza

A Influenza (gripe) é uma infecção viral aguda do sistema respiratório de elevada transmissibilidade. Uma pessoa pode contrair o vírus várias vezes ao longo da vida e, em alguns casos, pode evoluir para uma forma grave.

Esse tipo de gripe atinge, principalmente, crianças menores de cinco anos e adultos maiores 60 anos de idade, gestantes, puérperas, bem como em portadores de doenças pulmonares (incluindo asma), indivíduos imunodeprimidos, com doenças cardiovasculares, hepáticas e renais, entre outras.

Os vírus de Influenza que atualmente circulam no Brasil são: Influenza A/H1N1, Influenza A/H3N2 e Influenza B.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION