Grupo Olodum ministra curso a produtores culturais de Santana – Correio Amapaense

Grupo Olodum ministra curso a produtores culturais de Santana

Ensinamento faz parte da programação da 3ª Virada Afro – Circuito Cultural Amapá Afro, que acontece no segundo maior município amapaense.

 

 Foto: Ascom PMS
Curso é ministrado hoje e amanhã, na sede do município de Santana, pelo vice presidente do Olodum, Marcelo Gentil

O grupo musical Olodum ministra hoje e amanhã, em Santana, o Curso Elaboração e Gestão de Projetos Culturais da Escola Olodum para profissionais com atuação na cadeia de produção cultural. O ensinamento é dado no Centro do Idoso, na Vila Amazonas, naquele município, o segundo maior do Estado. A capacitação faz parte da programação da terceira edição da Virada Afro – Circuito Cultural Amapá Afro.

O curso é ministrado pelo vice presidente do Olodum, Marcelo Gentil, que explica que a capacitação instrumentaliza os jovens para elaborarem, promover e captarem recursos para projetos culturais. A capacitação prevê apresentação de metodologias de planejamento, gestão de projetos e de captação de recursos visando à viabilidade e sustentabilidade de projetos culturais.

“Trabalhamos um conteúdo específico para a área, fazendo a socialização de informações teóricas e de capacitação técnico prática a respeito da elaboração de projetos culturais com foco no financiamento de projetos para a cultura afrobrasileira”, frisa Gentil.

O curso é destinado para profissionais com atuação na cadeia produtiva da produção cultural, preferencialmente relacionados a entidades negras com noções prévias de elaboração e/ou execução de projetos.

A produtora cultural da comunidade quilombola de São Francisco do Matapi, Maria Santana, afirma que o curso é excelente oportunidade para que os produtores culturais do Estado aprendam sobre elaboração de projetos com profissionais gabaritados na área. “Esse é um aprendizado que poderemos por em prática para gerar frutos no setor cultural de nossas comunidades”, ressalta Maria.

O grupo Olodum tem mais de 30 anos de experiências com atividades consolidadas e solidamente testadas em formação de jovens lideranças negras, notadamente por meio da música, dança, percussão e da arte de maneira geral, como também de elaboração e gestão de projetos e produção culturais. Como parte fundamental dessa experiência, resultam portfólios amplos de tecnologias sociais à disposição das entidades do terceiro setor, comunidades, sociedade e governos.

Virada Afro

0 município de Santana recebe de hoje a 1 de julho a terceira edição da Virada Afro – Circuito Cultural Amapá Afro. O evento acontece na avenida Santana, no Centro da cidade, onde está  montado extenso corredor com exposições de literatura, gastronomia, ações educativas, palestras, feira de empreendedorismo e atrações musicais locais e nacionais.

A iniciativa é fruto de parceria entre o Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), e a Fundação Cultural Palmares, além de apoio da prefeitura santanense.

Os recursos financeiros são de emenda do deputado federal Marcos Reátegui e contrapartida do GEA.

About the author

Related