GTA premia vencedores do Concurso de Redação Estudantil – Correio Amapaense

GTA premia vencedores do Concurso de Redação Estudantil

Estudantes de 20 escolas estaduais de Macapá e Santana participaram do concurso em comemoração aos 12 anos de criação do GTA.

 Foto: Irineu Ribeiro/Secom
Premiação ocorreu em solenidade na base do GTA, no aeroporto, em Macapá

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 27, os quatro alunos que venceram o primeiro Concurso de Redação Estudantil realizado pelo Grupo Tático Aéreo (GTA) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, receberam a premiação oferecida. Cada um recebeu um tablet, um certificado e uma camisa comemorativa.

A solenidade ocorreu na base do GTA, no Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre. A programação contou com a presença de professores e familiares dos vencedores. Participaram do concurso alunos de 20 escolas estaduais de Macapá e Santana.

A premiação foi dividida em quatro categorias: ensino fundamental II, ensino médio regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) fundamental e EJA médio. O tema do concurso foi “Salvando vidas e garantindo a segurança”, para celebrar os 12 anos de criação do GTA.

Vencedora na categoria ensino fundamental II, Suyane Beatriz Meireles Vidal, 14 anos, relatou que fez pesquisas na internet sobre a história e as ações do GTA para produzir seu texto. “Chorei muito quando recebi a notícia de que tinha vencido o concurso”, contou a aluna do 9º ano da escola Estadual Nilton Balieiro Machado, localizada no bairro Marabaixo, em Macapá.

Para a orientadora de Suyane, a professora de língua portuguesa, Adriany Pinheiro da Silva, foi de grande valia a iniciativa do GTA em realizar o concurso. Pois, ela considera que incentivar a leitura e a escrita é imprescindível para toda a sociedade. “Como docente, foi gratificante ver a empolgação dos alunos na busca por informações e pesquisando sobre o trabalho do GTA para desenvolverem seus textos”, descreveu a professora.

O coordenador do GTA, comandante Ajaje Rachid Neto, ressaltou que em 2018, o Grupo Tático Aéreo completa 12 anos e a ideia foi fazer algo inovador e que pudesse contar com a participação de alunos da rede estadual de ensino. “O objetivo de despertar a imaginação dos jovens foi alcançado. Nossa ideia é colocar o concurso no calendário de programação de aniversário do GTA”, frisou o comandante.

GTA

A Coordenadoria de Operações Aéreas do Grupo Tático Aerotransportado (COpAer/GTA) foi criada através da Lei Nº 1016, de 30 de junho de 2006, alterada pela Lei Nº 1335, de 18 de maio de 2009, e Decreto Nº 0579, de 3 de março de 2006, para realizar missões de policiamento ostensivo preventivo aerotransportado, operações policiais repressivas, atendimento pré-hospitalar básico e avançado, operações de busca e salvamento e, ainda, outras missões de relevante interesse público com utilização de aeronaves de asa fixa e rotativa.

O GTA atualmente é composto por 23 integrantes entre policiais civis, policiais militares e bombeiros militares criteriosamente recrutados e formados em Curso de Operações Aéreas (COA) para exercerem funções de pilotos, mecânicos e operadores aerotáticos em operações de cunho policial e bombeiro, embarcados em aeronaves de asas rotativas ou fixa e em apoio terrestre em viaturas.

Até a presente data são inúmeras as missões relevantes, sejam isoladas ou em integração com outras forças de segurança pública, que obtiveram êxito, notadamente as de caráter policial preventivo e repressivo, contendo e isolando células criminosas, bem como as de proteção e resgate de vidas. Desde a sua implantação, o GTA já atendeu mais de quatro mil ocorrências, entre terrestres e aéreas.

Redações vencedoras

Ensino Fundamental II

Escola Estadual Nilton Balieiro Machado

Diretora: Rita do Socorro dos Reis Gomes Gonçalves

Professora Orientadora: Adriany Pinheiro da Silva

Aluna: Suyane Beatriz Meireles Vidal – 9º ano

Título da Redação: GTA: Salvando Vidas e Combatendo Violência

Educação de Jovens e Adultos – EJA Fundamental

Escola Estadual Predicanda Carneiro Amorim Lopes

Diretora: Rosana Olívia Medeiros

Professora Orientadora: Maria da Conceição Fonseca Vilhena

Aluna: Luciane Martins da Silva – 3ª etapa

Título da Redação: GTA Missões Grandiosas

Ensino Médio Regular

Escola Estadual Augusto Antunes

Diretor: Adaelson José Faria dos Santos

Professora Orientadora: Nazaré da Silva e Silva

Aluna: Jennifer Caroline dos Santos Viana

Título da Redação: Águia de Hélice

Educação de Jovens e Adultos – EJA Médio

Escola estadual Predicanda Carneiro Amorim Lopes

Diretora: Rosana Olívia Medeiros

Professora Orientadora: Maria da Conceição Fonseca Vilhena

Aluno: Joelson Santos de Andrade – 2ª etapa

Título da Redação: GTA Homens em Ação

GALERIA DE FOTOS
 Créditos:Irineu Ribeiro/Secom

About the author

Related