GTA reúne histórico de missões em exposição de fotos e de equipamentos

0
1
Atuando desde 2006, em mais de 4 mil missões, o GTA comemora 12 anos de criação com uma exposição que conta a história do grupo.

 Foto: Maksuel Martins / Secom
Higor Barbosa acompanhou a exposição e reconheceu a importância do trabalho do GTA para a sociedade amapaense

O Grupo Tático Aéreo (GTA), da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), está comemorando 12 anos de criação. Como parte da programação, nesta sexta-feira, 22, e no sábado, 23, no 1º piso do Macapá Shopping Center, uma exposição de equipamentos e de fotos reúne a história da equipe, que já realizou mais de 4 mil missões desde quando foi fundada, em 2006.

A intenção é de aproximar o cidadão ao GTA, mostrando as principais atividades realizadas pelo Grupo e os fatos mais marcantes na história das missões, como por exemplo, o “nascimento nas alturas”, que aconteceu em 2017. O fato inédito na história do GTA deu nascimento à pequena Sibele Vitória, no trajeto entre o distrito do Arquipélago do Bailique e a capital Macapá na tarde do dia 6 de junho, quando a mãe, Shirlana Amanajás, 19 anos, entrou em trabalho de parto em pleno voo.

Na programação há palestras para tirar as dúvidas e curiosidades da população sobre os equipamentos utilizados pelos agentes e os procedimentos de atendimentos. De acordo com o comandante do GTA, Ajaje Rachid Neto, a população já teve muito preconceito contra o Grupo. “Antigamente as pessoas não entendiam como o serviço que nós prestamos é essencial na nossa região. Não há preço em salvar uma vida de alguém que mora em uma localidade de difícil acesso, e isso é o que nós mais fazemos”, ressalta.

O GTA foi fundado em 30 de junho de 2006. A primeira equipe foi formada com 23 agentes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Em 2010, as atividades foram paralisadas e retornaram em dezembro de 2015, com a aquisição da aeronave H350 B2, ou Gavião Uno, como é chamado o helicóptero comprado pelo Governo do Estado do Amapá. Atualmente, o Grupo possui 23 agentes, entre 14 novos e os que mudaram de atribuições no decorrer dos anos.

Só em 2017, foram 285 missões realizadas em mais de 340 horas de voo, média de 23 missões por mês. Desse total, 70% foram relacionados aos casos de resgate médico, busca e salvamento. Para o funcionário público, Higor Barbosa, 23 anos, o GTA tem um papel fundamental para a sociedade. “O GTA foi uma sacada muito boa, que até hoje salva muitas vidas e vai continuar salvando”, descreveu o visitante da exposição.

Entre os equipamentos em exposição, estão os paramentos, o armamento de fogo e as ferramentas para corte e de salvamento aquático. Um dos equipamentos que chamam atenção é o “Bambi-Bucket”, uma cesta de plástico que fica acoplada a aeronave e ajuda com o controle de focos de incêndio, portando até 600 litros de água e que pode ser reabastecida em um rio ou lago.

A exposição fica no Macapá Shopping até este sábado, 23. Depois, será realizada no Amapá Garden Shopping, nos dias 29 e 30 de junho.

GALERIA DE FOTOS
 Créditos:Maksuel Martins / Secom


Warning: require(/home/storage/d/5f/28/correioamapaense4/public_html/wp-content/plugins/td-standard-pack/Newspaper): failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/d/5f/28/correioamapaense4/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1532

Fatal error: require(): Failed opening required '/home/storage/d/5f/28/correioamapaense4/public_html/wp-content/plugins/td-standard-pack/Newspaper/' (include_path='.:/usr/share/pear7:/usr/share/php7') in /home/storage/d/5f/28/correioamapaense4/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1532
Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Aprenda mais sobre depuração no WordPress.