Hcal retoma exames de alta complexidade em oftalmologia – Correio Amapaense

Hcal retoma exames de alta complexidade em oftalmologia

Equipamentos permitirão retomada das cirurgias de catarata e glaucoma, principal demanda do Programa de Tratamento Fora de Domicílio.

 

 Foto: Elmano Pantoja
Governo do Estado reaparelho o setor de oftalmologia com recursos de emendas parlamentares e do Tesouro Estadual

O Setor de Oftalmologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) voltou a realizar exames de alta complexidade, que estavam suspensos devido à falta de equipamentos. Pela primeira vez no Estado, será possível fazer os exames de retinopatia simples e microscopia especular. Além dos equipamentos, foram adquiridos instrumentais e insumos para dar suporte nos atendimentos e cirurgias.

O retorno dessas atividades só foi possível após o reaparelhamento da rede hospitalar iniciado pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) em setembro do ano passado. Os recursos são de emendas parlamentares e do Tesouro do Estado.

Dentre os equipamentos adquiridos estão: coluna oftalmológica, que tem por finalidade acomodar e facilitar posicionamento do paciente para o exame clínico de oftalmologia; lâmpadas de fenda, instrumento usado por oftalmologistas e optometristas, para avaliação do meio ocular; e retinógrafo, aparelho usado para diagnosticar doenças da retina e nervo óptico.

Já estão na unidade de suprimentos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), um microscópio especular de córnea e um facoemulsificador, que garantirão a retomada das cirurgias de catarata e glaucoma. A secretaria aguarda, apenas, a montagem e instalação dos aparelhos, cuja responsabilidade é da empresa que venceu o processo licitatório para a compra dos equipamentos.

A medida possibilitará a normalização das cirurgias oftalmológicas que, atualmente, são a maior demanda a ser atendida pelo Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD), cerca de 70% dos gastos com PTFD são de pacientes que precisam de atendimento ou cirurgias oftalmológicas.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION