Ifap inicia estudo de viabilidade para implantação do curso de Medicina Veterinária em Porto Grande

0
29

O campus Porto Grande é a unidade do Instituto Federal do Amapá (Ifap) que atua formando técnicos e bacharéis para o setor primário da economia do estado. Depois de implantar o primeiro curso superior de Engenharia Agronômica do Amapá, que selecionou candidatos no primeiro semestre desse ano através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a reitora do Ifap, Marialva Almeira, assinou portaria instaurando a comissão de servidores responsáveis pelo Estudo de Viabilidade do Curso de Medicina Veterinária que, caso receba parecer favorável da comissão, será implantado na referida unidade.

A comissão será presidida pelo Pró-reitor de Ensino do Ifap, Romaro Silva e composta pelos seguintes membros: Dejildo Roque, gestor da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (Dinst), Lutemberg Santana, Diretor-Geral do campus Porto Grande, Breno Araújo, gestor do Departamento de Ensino da unidade de Porto Grande, Jovelina dos Santos, pedagoga, João Maria do Amaral, zootecnista, Diego Pagung, zootecnista, Luiz Sabioni, médico veterinário.

Segundo a reitora do Ifap, Marialva Almeida, “estamos seguindo o passo a passo legal para que se possa implantar um novo curso superior que obedeça a legislação atual. Sabemos do desafio que essa comissão terá pela frente no sentido de avaliar a viabilidade do curso de Medicina Veterinária em nossa unidade de Porto Grande. Mas sabemos também que quanto maior o desafio, maior o impacto positivo que nossa instituição pode proporcionar ao Amapá. O Ifap espera, em breve, poder divulgar boas notícias para o estado com relação a esta pauta. Estamos muito empenhados e tornar essa ideia uma realidade.”

 Sobre o campus Porto Grande

O campus Porto Grande, é uma unidade agrícola do Ifap. Possui em seu catálogo de oferta cursos nos Eixos Tecnológicos de Recursos Naturais e de Ciências Agrárias, com potencial para atuar no fortalecimento dos arranjos produtivos locais, na diversificação da matriz produtiva do Estado.

A unidade possui seis blocos para abrigar 12 salas de aula, laboratórios, auditório, biblioteca, refeitório, área de convivência, quadra poliesportiva coberta e, futuramente, laboratórios a serem ocupados de acordo com as especificidades regionais, como, por exemplo, locais para criação de animais. A fazenda experimental dispõe de canteiros para plantio de hortaliças, cultivo de beterraba, rúcula, macaxeira e área com três espécies de plantas para adubação verde, dando aos estudantes oportunidade de aprender a preparar o solo, plantar sementes e mudas, conhecer espécies vegetais e fazer os tratos culturais

 Sobre o Curso

A Medicina Veterinária é uma ciência que se dedica à vida animal buscando também a proteção e promoção da saúde humana e da saúde ambiental, dentro do conceito de Saúde Única, instituído em 2008 em conjunto por organizações internacionais como a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organizações das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A formação nesta área aos estudantes do município de Porto Grande e região possibilitará significativo desenvolvimento do setor produtivo estadual, refletindo em diversas outras áreas.

DEICE/IFAP


Warning: require(/home/storage/d/5f/28/correioamapaense4/public_html/wp-content/plugins/td-standard-pack/Newspaper): failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/d/5f/28/correioamapaense4/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1532

Fatal error: require(): Failed opening required '/home/storage/d/5f/28/correioamapaense4/public_html/wp-content/plugins/td-standard-pack/Newspaper/' (include_path='.:/usr/share/pear7:/usr/share/php7') in /home/storage/d/5f/28/correioamapaense4/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1532
Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Aprenda mais sobre depuração no WordPress.