Justiça Federal do Rio determina o pagamento do auxílio emergencial em até cinco dias – Correio Amapaense

Justiça Federal do Rio determina o pagamento do auxílio emergencial em até cinco dias

#auxilioemergencial #noticias

Justiça Federal do Rio determina o pagamento do auxílio emergencial em até cinco dias

Também foi determinado que as agências devem funcionar aos domingos

Medida foi tomada diante das enormes filas em frente às agências

A Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou que a Caixa Econômica Federal deve adotar novas medidas para que o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 seja feito em até cinco dias, a partir da data de conclusão do cadastro do requerente. A ação foi ajuizada na última quarta-feira (6) por conta das frequentes e longas filas verificadas diariamente em frente às agências bancárias.

O prazo de cinco dias deve ser contabilizado a partir da data de conclusão da análise dos dados feitos pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). A Dataprev também terá que cumprir em até cinco dias a análise dos dados cadastrais, a partir da data do cadastro no aplicativo digital da CEF.

Além do prazo, a 3ª Vara da Justiça do Rio também determinou o funcionamento e a abertura de todas as agências bancárias em horário estendido, de 8:00 às 18:00h, inclusive aos sábados e domingos, enquanto ainda houver demanda causada pelo calendário do pagamento do auxílio.

A decisão da 3ª Vara da Justiça do Rio também aborda as filas que têm se tornado cada vez maiores na busca pelo auxílio emergencial. As filas de atendimento devem seguir as recomendações do Ministério da Saúde, com com distância mínima de 2 metros entre as pessoas e demarcação no piso com o distanciamento necessário. Também deve ser providenciada uma equipe para auxiliar no atendimento presencial e manter a organização e controle das filas externas.

A Caixa também terá que promover campanhas educativas e explicativas sobre o auxílio emergencial, veiculando-as na internet e em cartazes fixados nas agências e nas lotéricas para desestimular o comparecimento presencial nas agências.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION