Mais de mil toneladas de materiais e lixo são retiradas de canais durante ação de limpeza em Macapá  

0
103

 

De janeiro até o fim de março, a Prefeitura de Macapá retirou dos canais do Jandiá, Beirol e Muca o equivalente a 1.232 toneladas de materiais, entre matos, entulhos e lixo. Os serviços executados de forma manual e mecanizada auxiliam na desobstrução e aceleram a vazão das áreas que recebem a influências destes canais.

 

Nesta sexta-feira, 13, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) trabalha na limpeza e desobstrução do canal do Pantanal, no trecho próximo ao lançamento das águas no canal do Jandiá. De acordo com o engenheiro da Semob, Rivo Barbosa, o canal recebe as águas vindas do canal do Novo Horizonte e a ação beneficiará, além dos moradores dos bairros Pantanal e Renascer, Novo Horizonte e Jardim.

 

“As águas do canal do Novo Horizonte são lançadas aqui neste trecho, e, portanto, passam ainda pelos bairros Pantanal e Renascer. Percebemos um desnível na bacia do Pantanal e vimos que as passagens das tubulações estavam obstruídas. Por isso, além da limpeza e desobstrução, colocaremos novas manilhas para melhorar a vazão”, explicou Rivo Barbosa.

 

No bairro do Laguinho, moradores solicitaram ao Município o fechamento de um poço amazônico de aproximadamente cinco metros de profundidade por um metro de diâmetro. O buraco, localizado na Avenida Marcílio Dias, estava sob a camada de pavimento asfáltico e apareceu após as fortes chuvas e grande tráfego de veículos no local. A moradora Maria Adilair Mendes, residente na avenida há mais de 50 anos, disse nunca ter visto o poço.

 

“Todo mundo ficou assustado com o tamanho do buraco e de como ele era bem feito. Interditaram a rua para evitar algum acidente e chamaram a prefeitura para fechar. Moro aqui há mais de 50 anos e nunca tinha visto esse poço, nem quando vieram asfaltar da primeira vez. Acho que é herança dos índios que viveram aqui”, declara dona Maria.

 

A Semob executa ainda nesta sexta-feira a desobstrução das manilhas que cortam a Rua Hildemar Maia, no bairro Santa Rita, e a limpeza do canal do Jandiá nas proximidades da Avenida José Tupinambá, no bairro Jesus de Nazaré.

 

Márcia Fonseca

Deixar uma resposta

Por favor, inscreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui