Mobilidade urbana entra na fase de asfaltamento nos bairros Pedrinhas e Marco Zero – Correio Amapaense

Mobilidade urbana entra na fase de asfaltamento nos bairros Pedrinhas e Marco Zero

Asfalto já chegou em 18 das 20 ruas que estão no planejamento do Governo do Estado, em Macapá. Serviços são executados pela Setrap.

 

 Foto: Maksuel Martins/Secom
Os dois bairros estão sendo contemplados com 3,2 km de drenagem e pavimentação, incluindo a área do Seringal

As obras de mobilidade urbana do Governo do Estado, chegaram aos bairros Pedrinhas e Marco Zero, incluindo a área do Seringal. Já foram feitos 3,2 quilômetros de terraplenagem, drenagem e pavimentação de ruas e avenidas. Os serviços estão sendo executados pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap). Das 20 ruas previstas para receber o trabalho, 18 já foram asfaltadas.

O comerciante Diego Carvalho Sena, 32 anos, mora na Travessa Macacauba no bairro Pedrinhas, há 4 anos. Ele trabalha com a venda de açaí e conta que a chegada do asfalto, melhorou o acesso da clientela ao seu estabelecimento. “Antes, era só lama, poeira e buraco. Isso fazia com que as pessoas ficassem com receio de comprar o meu produto. Depois que o asfalto chegou, as vendas até aumentaram”, comemorou.

Ajax Santana Castilho, 42 anos, é outro comerciante que percebeu a melhoria no acesso das ruas que eram castigadas no inverno com a lama, e a poeira, no verão. “Com o asfalto na nossa rua, os clientes passaram a vir com mais frequência nos comércios”, destaca o autônomo que trabalha com venda de farinha e mora no bairro Pedrinhas há 27 anos.

As 18 vias asfaltadas nessa etapa foram: David Nunes de Lima, Lucimar Del Cartilho, Jorge Luiz Barata, Dr. Valter da Silva Pacheco e Samuel Trajano de Souza, Maria Marola Gato, Irmã Augusta, Alameda Primavera, Primeira do Seringal, Segunda do Seringal, Travessa 1 e 2 do Seringal, Rua David Nunes, Travessa David Nunes, Travessa Meridional, Travessa Macacauba, Travessa Jorge Luiz Barata, Passagem Equatorial e as margem direita e esquerda do Canal das Pedrinhas. A Alameda Viana é a única que ainda está em fase de conclusão. As obras devem ser concluídas ainda esse mês.

Mobilidade Urbana

A Setrap trabalha também com obras no bairro Renascer II, zona norte de Macapá, executando os serviços de limpeza e terraplanagem em 1,3 mil metros de ruas e avenidas. O serviço antecede a pavimentação, que começa em breve. A chegada do asfalto no bairro é um sonho antigo dos moradores.

Os serviços serão executados pela Setrap em sete ruas: Alameda Humanismo, Creta, Atenas, Esparta, Roma, Constantinopla e Mar Vermelho. Outro serviço que será executado pelo Governo do Estado é a instalação de manilhas (tubos de esgoto) nas avenidas Constantinopla, Bizâncio e Alameda Humanismo.

No bairro Buritizal, o Governo do Estado já iniciou a pavimentação da nova avenida 13 de Setembro, no perímetro entre a Rua Minas Gerais e o Residencial Jardim Açucena. O projeto também prevê a duplicação da avenida, construção de ciclovia, passeio público, estacionamento e sinalização vertical e horizontal.

Na Rodovia Duca Serra, AP-020, também está sendo executada a duplicação, que envolve serviços de terraplanagem, pavimentação, calçamento, meio-fio e sinalização horizontal e vertical.

Em outra frente, a Setrap atua na limpeza e terraplanagem do local onde será construída uma unidade do Hospital do Câncer de Barretos, na zona norte de Macapá.

Além da capital, o Governo do Estado mantém serviços de mobilidade urbana, nos municípios do interior do estado. Na região sul, as obras nas cidades de Laranjal do Jari e Vitória do Jari já estão na fase de raspagem e nivelamento das vias e revestimento primário.

Já nos municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Calçoene e Itaubal, o trabalho inclui a recuperação das ruas, operação tapa-buraco e revestimento primário.

Fernanda Picanço

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION