MORADORES DA ZONA NORTE PASSAM A CONTAR COM MAIS UMA UBS REFORMADA, AMPLIADA E EQUIPADA – Correio Amapaense

MORADORES DA ZONA NORTE PASSAM A CONTAR COM MAIS UMA UBS REFORMADA, AMPLIADA E EQUIPADA

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, reinaugurou na manhã desta segunda-feira, 18, a Unidade Básica de Saúde do bairro Brasil Novo, na zona norte da capital. A obra foi feita por meio de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, no valor de R$ 146.215,00, com contrapartida do Município. A UBS é a 40ª obra na área da Saúde entregue pela gestão do prefeito Clécio, totalmente recuperada e equipada para melhor atender os moradores.

“Essa é mais uma unidade que entregamos à população. Assim como todas as outras já entregues, foi pensada e reconstruída com muito carinho para melhor atender a comunidade, com equipamentos novos, um espaço mais amplo, climatizado, muito mais confortável, e com mais atendimento para a população”, mencionou o secretário municipal de Saúde, Eldren Lage.

 

A unidade, que desde 2000 nunca havia passado por reforma, foi construída inicialmente para funcionar somente como um módulo de saúde da família e nunca chegou, de fato, a ser inaugurado. Foi somente a partir de 2004 que os serviços começaram a ser ampliados e o local passou a funcionar como Unidade Básica de Saúde. Além dos serviços de reforma, que foi viabilizada pelo senador Davi, a UBS foi totalmente equipada pelo Município com recursos de emenda do senador Randolfe Rodrigues, no valor de R$ 319.690,00, que contempla também várias outras unidades de saúde.

 

O novo espaço conta com consultórios, farmácia, salas de vacina, de procedimentos e de triagem, copa e banheiro, além de um espaço destinado para o atendimento das Equipes de Saúde da Família (ESFs). “Trabalhamos em Brasília para viabilizar os recursos importantes dentro de uma pauta estabelecida pela prefeitura para a melhoria da saúde. Estamos, mais uma vez, muito felizes em poder participar de um momento tão importante como esse para a comunidade do Brasil Novo, que hoje recebe de volta uma unidade que há pelos menos 18 anos não tinha tido uma reforma tão significativa como esta”, destacou o senador Davi Alcolumbre.

 

Clécio Luís, durante a cerimônia, destacou que a UBS é apenas mais uma obra das várias que ainda serão entregues em sua gestão e que irão melhorar a saúde da população. “É com alegria que a gente entrega mais uma unidade básica. Estamos entregando quase uma por semana. Para o próximo período, temos ainda as UBS’s da Ressaca da Pedreira, Abacate da Pedreira, Santa Luiza do Pacuí, Ambé, São Tomé do Pacuí, Congós, Lélio Silva, Cidade Nova e outras que estão sendo licitadas, como a Rosa Moita”, informou.

 

“Isso mostra, definitivamente, a importância que a nossa gestão, ajudada pelos senadores Davi e Randolfe, especialmente, dá à saúde municipal. Esse era um desejo nosso, reformar todas as Unidades Básicas de Saúde que temos, dentro do padrão da legislação e, principalmente, de um padrão de humanização de atendimento, de acolhimento e de um ambiente saudável, que as pessoas até venham a frequentar mais para a prevenção, que é o nosso grande trabalho”, reforçou.

 

Hoje, a comunidade conta com duas equipes de ESF, que realizam por mês o atendimento de 1.684 famílias, totalizando 6.403 pessoas beneficiadas com os serviços. Como a reinauguração da unidade, passará a ter consultório multiuso, que servirá para os atendimentos psicológicos, de fonoaudiologia, fisioterapia e nutricional.

 

O senador Randolfe Rodrigues parabenizou o Município pela inauguração e ressaltou o trabalho conjunto com a prefeitura para a realização das obras. “Uma obra feita a várias mãos, que contou com a participação dos senadores e também do deputado federal André Abdon, que nesta etapa final não mediu esforços para conseguir a liberação dos recursos. Isso mostra que é possível sim, com dedicação, competência e, principalmente, com a aplicação correta do dinheiro público, reconstruir o atendimento necessário e básico para a população, que é o da saúde, e a Prefeitura de Macapá está fazendo isso”, ressaltou.

 

Estiveram presentes também na cerimônia a vice-prefeita de Macapá, Telma Nery; o deputado federal André Abdon; os vereadores de Macapá, Rinaldo Martins, Diogo Sênior, Antônio Grilo, Patriciana Guimarães e Odilson Nunes; e o deputado estadual Paulo Lemos.

 

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION