Moradores do Ambé dialogam com Jaime e relatam dificuldades de acesso à comunidade

0
173
*
Os moradores da comunidade quilombola do Ambé, localizada na zona rural de Macapá, vivem dias difíceis. O pré-candidato ao governo do Amapá, Jaime Nunes (PSD), visitou a região para ouvir os relatos dos moradores que se sentem abandonados pelo poder público.
Durante a visita os moradores relataram que os ramais são importantes vias de acesso à comunidades, além de serem utilizados para o escoamento da produção da região. Essa foi uma das principais demandas definidas como prioridade para os moradores.
A pavimentação de três quilômetros e meio do ramal e a construção de uma ponte de aproximadamente 25 metros, também foram demandas apontadas pelos moradores, e facilitará significativamente o acesso à comunidade, e permitirá interligar o Ambé a outros assentamentos localizados na região. Para Jaime Nunes, a intervenção é urgente e necessária para desenvolver a comunidade.
“Hoje o Ambé tem o potencial de produzir uma diversidade enorme de alimentos, inclusive na pecuária, mas encontra muita dificuldade em escoar essa produção por causa das condições do ramal. Quando esse acesso for facilitado, os produtores daqui poderão vender seus produtos com mais facilidade, e até investir no turismo, já que aqui existem diversos balneários. Sai mais barato pavimentar o ramal do que arrumar o antigo”, disse Jaime.
Segundo o agricultor Feliciano Picanço, um dos moradores mais antigos do Ambé, a pavimentação do ramal é um pedido antiga da comunidade, mas que sempre foi deixado de lado pelo poder público. “Eu moro aqui há 49 anos, e era criança quando se falavam em pavimentar esse ramal. Ouvimos muita promessa nesse período, mas nenhuma solução. A impressão que temos é que o Ambé não faz parte do Amapá”, lamentou.
Além do acesso ao ramal, os moradores também apontaram a necessidade da construção de uma escola estadual no Ambé, a pavimentação das ruas da comunidade com bloquetes e a expansão da rede elétrica. As solicitações serão inclusas no programa de governo de Jaime Nunes para o pleito estadual de outubro desse ano.