MP-AP recebe as imagens peregrinas de São Tiago e São Jorge – Correio Amapaense

MP-AP recebe as imagens peregrinas de São Tiago e São Jorge

Sao Tiago no MPSao Tiago no auditorio

Nesta sexta-feira, 13, o Ministério Público do Amapá (MP-AP) recebeu as imagens peregrinas de São Tiago e São Jorge, como parte da tradicional programação que antecede as festividades do Santo Padroeiro de Mazagão, onde ocorre festividade religiosa há 241 anos. O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Institucionais, Nicolau Crispino, e servidores da instituição deram boas-vindas à comitiva oficial da festa.

A peregrinação aos órgãos públicos e residências de mazaganenses radicados em Macapá ocorre no período de 13 a 15 de julho. Após o translado, já no dia 16,imagens retornam para o município de Mazagão, quando deve iniciar a programação oficial da Festa de São Tiago.

O grupo que visitou o MP-AP estava composto por cerca de 30 pessoas, além dos figurantes que interpretam São Tiago, São Jorge e o Atalaia, cavaleiros mouros e cristãos, rezadeiras, grupo litúrgico e atiradores.

Segundo os organizadores, o principal objetivo do translado até a capital é intensificar a divulgação e reforçar o convite para que a população prestigie as festividades em louvor a São Tiago, em Mazagão Velho. A estimativa é que mais de 50 mil pessoas prestigiem o evento este ano, a exemplo do que ocorreu ano passado.

“É uma satisfação muito grande de receber a imagem de São Tiago. Para nós, representa uma festa cristã e cultural, que significa muito para os amapaenses. Lembrando o que viveu o povo de Mazagão quando veio da África, demonstrando a força portuguesa de atravessar o Atlântico e fazer uma nova cidade. São Tiago foi uns dos que mais viajou ao longo do mundo ocidental, na época, para pregar a fé cristã. Essa festa é importante para o Amapá, para a Amazônia e principalmente para o povo de Mazagão”, destacou o procurador de Justiça, Nicolau Crispino.

 

servidoras do MP com Sao Tiagosaida do santo

A Festa

Este ano, a tradição mazaganense completa 241 anos. É realizada desde o ano de 1777, sete anos após a fundação da Vila de Mazagão Velho. Foi trazida pelos colonizadores, vindos de uma colônia portuguesa desativada no Marrocos. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Mazagão.

About the author

Related