MUNICÍPIO DE MACAPÁ DARÁ INÍCIO AO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV E MENINGITE C – Correio Amapaense

MUNICÍPIO DE MACAPÁ DARÁ INÍCIO AO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV E MENINGITE C

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciará a nova temporada de vacinação contra o HPV e meningite C, nesta terça-feira, 20, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). A imunização é voltada para as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Para este ano, a meta do Município é imunizar 55.638 adolescentes contra o HPV e 37.766 contra a meningite.

 

Inicialmente, a campanha será concentrada nas UBS’s e, a partir de abril, a vacinação será estendida para dentro das escolas. “Assim que todas as instituições de ensino iniciarem o ano letivo, a Coordenação Municipal de Imunização, juntamente com as equipes do Programa Saúde na Escola, estará no ambiente escolar na tentativa de abranger a campanha”, informa a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária.

 

As vacinas são disponibilizadas nas UBS’s de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para ter acesso, o adolescente deverá, acompanhado dos pais ou responsáveis, procurar a unidade básica munido do cartão de vacina.

 

Papiloma Vírus Humano (HPV)

 

É o principal responsável pelos casos de câncer do colo do útero e verrugas genitais, e a terceira causa de morte de mulheres em todo o Brasil. Na capital amapaense, as UBS’s disponibilizam para a população as duas doses da vacina quadrivalente contra o HPV. Ela protege contra quatro subtipos do vírus HPV, responsáveis pela maioria dos casos de câncer do colo do útero e os subtipos 6 e 11 por cerca de 90% das verrugas genitais.

 

Meningite C

 

É um tipo de meningite bacteriana, caracterizada pela inflamação das meninges e pode deixar sequelas ou levar à morte, se o tratamento não for iniciado prontamente. A doença pode atingir indivíduos de todas as idades e tem como sintomas febre alta; rigidez na nuca, que gera dificuldade de encostar o queixo no peito; dor de cabeça; manchas de pele grandes ou pequenas; confusão mental; dor de garganta; vômitos; náuseas; sonolência; dificuldade para acordar; irritação; cansaço e falta de apetite.

 

Jamile Moreira

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION