CORREIO AMAPAENSE

Na COP29, governador do Amapá trata de parceria com governo francês

up_ag_25759_f9e297e6-f4ec-3733-5551-417ca62e57b1

Na COP29, governador do Amapá trata de parceria com governo francês para desenvolvimento econômico e proteção de florestas

Clécio Luís lidera comitiva em conferência mundial da ONU sobre mudanças climáticas, em Azerbaijão.

Com voz ativa na COP29, Amapá quer ser protagonista nas discussões sobre proteção do meio ambientePresente na 29ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP29), o governador Clécio Luís iniciou nesta terça-feira, 12, as agendas oficiais em Baku, no Azerbaijão, para marcar a voz do Amapá nas discussões em defesa do meio ambiente. A primeira reunião bilateral foi com a República da França, país cuja maior fronteira é com o Brasil por meio do território amapaense.

As tratativas do governador foram com Salina Grenet-Catalano, diretora dos Assuntos Globais do Ministério das Relações Exteriores da França, momento em que alinharam parceria para potencializar a economia do Amapá por meio da proteção ambiental.

“O Amapá é um exemplo para o mundo. Viemos pedir que a França seja parceira na concretização de um modelo ético de desenvolvimento sustentável e preservação das florestas. Estamos juntos na Amazônia. Queremos que essa cooperação preserve o meio ambiente mas que desenvolva as comunidades que protegeram esse mesmo meio ambiente. Caso contrário, a gente vai continuar vivendo uma realidade insustentável”, defendeu o governador no encontro.

Encontro reuniu delegações do Amapá e da França no AzerbaijãoA representante do Ministério das Relações Exteriores da França ressaltou que a forma como o Governo tem conduzido o Amapá, por meio de política que alia o meio ambiente e a economia, se associa ao que a gestão francesa preza, conforme preve em acordos como o da Cúpula de Paris no ano passado.

“A base do acordo na Cúpula é que nenhum país deve ter que escolher entre a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento econômico, eles devem andar juntos, sobretudo em regiões como a Amazônia. No coração dessa abordagem há a reforma da arquitetura financeira internacional, para adaptar os financiamentos às necessidades atuais. A COP29 precisa ser uma COP financeira, que nos permita manter o nível de ambição para a mudança climática e a adaptação, de forma que a COP30 no Brasil seja um sucesso”, afirmou Salina.

Governador Clécio Luís ao lado de Salina Grenet-Catalano, diretora dos Assuntos Globais do Ministério das Relações Exteriores da França

COP29

A delegação do Amapá fica ao longo desta semana na COP, mas a programação segue até 22 de novembro, no Azerbaijão. O grupo é liderado pelo Governo do Estado e composto por vários entes como o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e os Tribunais Regionais do Trabalho (TRT’s).

A COP é uma reunião anual entre os países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Nele, chefes de estados e outras autoridades governamentais debatem soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida no planeta.

Compartilhar: