Nível do Rio Jari sobe e deixa famílias desalojadas em Laranjal

0
21
Mudança de famílias desalojadas em Laranjal do Jari. (Foto: Defesa Civil Municipal)

Águas atingiram sete bairros, mas Defesa Civil Estadual segue em alerta para inundações no município.

As águas do Rio Jari subiram, invadiram a orla de Laranjal do Jari, a 320 km de Macapá, e deixaram várias famílias desalojadas no município entre domingo (15) e segunda (16). O nível do rio continua a subir, mas a Defesa Civil do Estado do Amapá informou que segue em alerta para inundações na região.

“Reunimos com o prefeito do município nesta segunda, onde pediu nosso apoio. Ainda hoje, uma equipe da Defesa Civil e do Corpos de Bombeiros irá até o local fazer averiguação, e se for o caso, ajudar o município a declarar situação de emergência”, falou o secretário executivo da Defesa Civil no Amapá, tenente coronel Alexandre Veríssimo.

Bairros amanheceram embaixo d’água (Foto: Defesa Civil Municipal)

Na manhã desta segunda-feira (16), o rio atingiu 2,3 metros, considerado nível anormal para aquela região. No momento 5 famílias desabrigadas e 8 estão em casa de parentes. Foi ativado um abrigo pela defesa civil municipal, na Escola Estadual Mineko Hayashida.

Após avaliação da Defesa Civil e do Corpos dos Bombeiros do Amapá, pode haver declaração de situação de emergência no município de Laranjal do Jari.

Previsão do tempo

O Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), informou que a cheia do fim de semana pode ter sido causada por chuvas nas cabeceiras dos rios.

Segunda-feira 16/04: O dia deverá permanecer com o céu apresentando variação de nuvens e possíveis pancadas rápidas de chuvas à tarde em boa parte do Estado. Há previsão de chuvas variando de intensidade fraca a moderada sobre todos os municípios do Estado, com acumulados variando entre 05 e 20 mm. Chuvas variando de intensidade moderada a forte poderão ocorrer sobre os municípios Cutias, Itaubal, Ferreira Gomes, Porto Grande, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Mazagão, Santana e Macapá, inclusive sobre a Bacia do Rio Jari, com acumulados variando de 20 e 50 mm. Estas chuvas podem se estender para os municípios de Serra do Navio, Pedra Branca e Tartarugalzinho.

Terça-feira 17/04: O dia deverá amanhecer com céu nublado a parcialmente nublado em todo o Estado, no decorrer do dia, deverá permanecer com variação de nuvens e pancadas de chuvas localizadas à partir da tarde. Há previsão de chuvas variando de intensidade fraca a moderada sobre todos os municípios do Estado, com acumulados variando entre 03 e 20 mm. As chuvas mais intensas deverão ocorrer sobre os municípios de Calçoene, Amapá, Pracuúba, Tartarugalzinho, Cutias, Ferreira Gomes, Porto Grande, Itaubal, Laranjal do Jari e Vitória do Jari, incluindo a Bacia do Rio Jari, com acumulados variando entre 20 e 50 mm. Estas chuvas podem se estender para Pedra Branca, Serra do Navio, Porto Grande e região Metropolitana de Macapá.

Quarta-feira 18/04: O dia deverá amanhecer com céu nublado a parcialmente nublado em todo o Estado, no decorrer do dia, deverá permanecer com variação de nuvens e pancadas de chuvas localizadas a qualquer hora do dia. Há previsão de chuvas variando de intensidade fraca a moderada sobre todos os municípios do Estado, com acumulados variando entre 05 e 20 mm. As chuvas mais intensas deverão ocorrer sobre os municípios de Calçoene, Amapá, Pracuúba e Tartarugalzinho, com acumulados variando entre 15 e 40 mm. Há ainda probabilidade baixa que estas chuvas se estendam para Cutias e Itaubal.

Alojamento montado na quadra da Escola Mineko Hayashida (Foto: Defesa Civil Municipal)