NOVA CASA DO BOLSA É ENTREGUE À POPULAÇÃO

0
1

 

Um espaço para garantir mais conforto e dignidade para cerca de 30 mil famílias. Este é o principal objetivo da Casa do Bolsa, inaugurada nesta sexta-feira, 2, pelo prefeito de Macapá, Clécio Luís. A estrutura será a nova central de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) e outros programas assistenciais. No equipamento, os beneficiários terão mais conforto e acessibilidade.

 

Durante a solenidade, foi entregue também a lancha da Assistência Social. Francisca Cavalcante, 65 anos, lembra que no antigo espaço era muito abafado e apertado. “Agora, o atendimento será melhor, porque teremos conforto”, disse. Fazem parte do novo ambiente mais de 10 guichês de atendimento, auditório, salas psicossocial, de arquivo e de gestão de benefícios, copa, banheiros com acessibilidade para pessoas com deficiência, entre outros.

 

Antes, o atendimento era feito em uma casa emotividade. A limitação do espaço físico fazia com que os beneficiários ficassem expostos ao sol e, em alguns casos, sem lugar para sentar. “Hoje, tenho certeza que teremos o melhor atendimento do Norte do Brasil, porque iremos atender as pessoas como elas merecem”, disse Delma de Araújo, coordenadora da Casa do Bolsa.

 

Atualmente, existem 52.583 famílias inseridas no Cadastro Único em Macapá. Destas, 30.221 são beneficiárias do Programa Bolsa Família. Esses beneficiários equivalem aproximadamente 23,19% da população total do município e inclui 8.039 famílias que, sem o programa, estariam em condição de extrema pobreza. O senador Randolfe Rodrigues enfatizou que a prioridade do governo é cuidar e tratar bem daqueles que mais precisam. “Esses beneficiários representam 23% da população da capital e essa ação não é um favor e sim um direito”, relatou.

 

Na ocasião, também foi entregue uma lancha para apoiar a execução de serviços de assistência social, como forma estratégica do Plano Brasil Sem Miséria, para localizar pessoas extremamente pobres ainda não inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal e que precisam de serviços socioassistenciais. A ação é uma parceria entre Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Marinha do Brasil. Segundo o secretário municipal de Assistência Social e do Trabalho, Lucas Abrahão, Macapá só recebeu a lancha porque está entre as cidades elegíveis.

 

Durante o discurso, o prefeito Clécio Luís destacou que a Casa do Bolsa não é apenas do Bolsa Família e sim de todos os programas sociais do Governo Federal. “Esse é o melhor espaço de atendimento ao cidadão da Região Norte. Assim como todas as obras que a gente entrega, essa estrutura tem um padrão de excelência. Hoje também entregamos uma lancha para fazer esse mesmo atendimento na área ribeirinha de Macapá. É uma região de difícil acesso e que precisa de todo cuidado”, finalizou o prefeito.

 

A Casa do Bolsa fica localizada na Rua Leopoldo Machado, nº2834, esquina com a Avenida Desidério Antônio Coelho. Também participaram da solenidade os vereadores Antônio Grilo, Vítor Hugo e Gian do NAE; o deputado estadual Paulo Lemos e o suplente do senador Davi, Josiel Alcolumbre.

 

Adryany Magalhães

Deixar uma resposta

Por favor, inscreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui