CONFIRA LISTA DOS PRÉ-SELECIONADOS
CONFIRA A LISTA DE DESCLASSIFICADOS
Os critérios para a inserção no programa foram planejados de acordo com as especificidades de cada um dos seis eixos (Escola, Universitário, Campo, Estagiário, Cidadão e Protagonista) que buscam contemplar de forma ampla a população jovem em vulnerabilidade socioeconômica e pessoal.
O novo Amapá Jovem oferta bolsas com valores que variam de R$ 250 a R$ 1,4 mil, a depender da categoria de inserção do beneficiário. A Sejuv é quem coordena o programa que vai atender 6 mil jovens.
“Nós tivemos uma procura muito grande e buscamos seguir, criteriosamente, o que foi contido nos três editais que nós disponibilizamos, para que tivéssemos um processo justo. Elaboramos cuidadosamente os editais para que o preenchimento das vagas fosse feito com responsabilidade”, enfatizou a secretária da Juventude, Priscila Magno.
Critérios
Um dos principais critérios de análise para ingresso no benefício é a avaliação da renda, pois o programa é voltado, essencialmente, para jovens em situação de vulnerabilidade social. As informações precisam ser comprovadas, conforme determina o edital.
Outro critério estabelecido é a reserva de 5% das vagas para candidatos com deficiência, autodeclarados LGBTQIAP+, indígenas, quilombolas, pardos e negros. Outros itens de definição das especificidades para concorrer às vagas são apresentados e detalhados nos editais.
- Edital – Amapá Jovem na Escola, Universitário e no Campo
- Edital – Amapá Jovem Protagonista
- Edital – Amapá Jovem Estagiário
- Edital Geral – Amapá Jovem
Novo Amapá Jovem
O programa tem o objetivo de promover a inclusão social e econômica de jovens vulneráveis, entre 15 e 29 anos, no estado do Amapá. A estratégia envolve o acesso à educação, capacitação profissional e oportunidades no mercado de trabalho, buscando reduzir o desemprego, favorecer a reintegração social e fortalecer o bem-estar mental dos participantes.
O Governo do Estado lançou o novo Amapá Jovem totalmente reformulado para ampliar, capacitar e potencializar os atendimentos à juventude. A reformulação é uma proposta do Plano de Governo, que estabeleceu eixos de seleção para garantir o protagonismo da juventude amapaense.