Parceria entre Governo do Estado e Fecomércio/AP qualifica trabalhadores do Sine

0
15
São cursos de vendedor e operador de computador, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira, 28.

 

 Foto: Ascom/Sete
Inscrições para os cursos de operador de computador e vendedor podem ser feitas no prédio do Sine Centro, em Macapá

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), vinculado à  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio/AP), assinaram na segunda-feira, 26, um termo de parceria com a finalidade de qualificar trabalhadores, desempregados ou não, em situação de vulnerabilidade social e cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Para isso, realizarão os cursos gratuitos de vendedor, com 30 vagas, e operador de computador, com 20.

As inscrições encerram-se nesta quarta-feira, 28, no prédio do Sine, na Rua General Rondon, centro, no horário das 8h30 às 12h e das 14h30 às 17h30. Os cursos serão executados por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As vagas são preenchidas por ordem de inscrição, mas há o cadastro de reserva. A divulgação do resultado dos candidatos selecionados será no dia 29 de março, a partir das 10h, no prédio do Sine Centro.

As aulas para o curso de vendedor começam no dia 2 de abril e se estendem até 29 de maio, das 13h30 às 17h30. Para operador de computador, a capacitação vai de 5 de abril até 18 de junho, das 8h às 12h. O treinamento será realizado no Senac, localizado na Avenida Henrique Galúcio, no bairro Santa Rita, em Macapá.

Quem não perdeu tempo e se inscreveu foi a estudante Édula Socorro Coelho de Queiroz, 27 anos. A opção pelo curso de vendedor é uma forma de adquirir mais conhecimento e oportunidade de emprego. “Já trabalho com vendas como autônoma. Creio que a qualificação poderá abrir as portas para o tão sonhado emprego com carteira assinada”, disse otimista.

Atuando como cozinheira, Josiane Lima, 28 anos, inscreveu-se no curso de operador de computador. É o primeiro treinamento na área e a ansiedade é grande. “Estou muito satisfeita e otimista porque vou ser selecionada. É importante a gente conhecer as tecnologias e aprender a usar as ferramentas do computador e ter um certificado”, acrescentou.

O diretor regional do Senac, José Iguaraçu Bezerra Monteiro, elogiou a iniciativa do governo do Estado em procurar a instituição para fechar a parceria. “O Programa Senac de Gratuidade tem este viés de atender o público de baixa renda que esteja empregado ou não. E o Sine tem essa mão de obra para os cursos”, avaliou.

De acordo com a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Maraína Martins, a Fecomércio/AP, através do Senac, é uma parceira das ações da secretaria. “Procuramos a instituição para que nos ajudasse na qualificação de nossos trabalhadores cadastrados no Sine e, de imediato, abriram as portas. Só temos a agradecer a parceria em benefício da população”, concluiu.