Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial será apresentado às famílias do Jardim Açucena – Correio Amapaense

Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial será apresentado às famílias do Jardim Açucena

 

A prefeitura da capital do Amapá apresentará nesta sexta-feira, 25, às 17h, no Residencial Jardim Açucena, o Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial (PDST), que será executado pela empresa Sawaki Marinho. A finalidade é integrar as famílias em um ambiente harmônico, onde possam se respeitar e viver em comunidade. O Banco do Brasil é a agência financeira responsável pelo recurso do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), acompanhamento e fiscalização do PDST.

 

Os projetos desenvolverão um trabalho social com oficinas, palestras, danças e cursos profissionalizantes. O plano é um convênio com o Ministério das Cidades, com base na Política Nacional de Habitação (PNH). O trabalho social, que será desenvolvido por um período de 12 meses, busca atingir mais de 6 mil famílias e tem como objetivo ações de acompanhamento sistemático dos participantes por meio do atendimento individual e familiar, por intermédio de reuniões, de caráter informativo e educativo, buscando uma forma organizada de soluções conjuntas entre moradores, poder público e sociedade civil.

 

Divididos em eixos temáticos, os projetos sociais serão: reuniões; mobilização, organização e fortalecimento social; diagnóstico; educação ambiental e patrimonial; planejamento e gestão social da intervenção; desenvolvimento socioeconômico; processo de monitoramento e avaliação. As atividades serão programadas mensalmente e desenvolvidas no residencial. Além disso, será montado um plantão social, que atenderá diariamente as famílias com diversas orientações e instruções. Serão desenvolvidas atividades de mobilização, visitas domiciliares, oficinas socioeducativas, formação de lideranças locais, campanhas preventivas, cursos de capacitação e geração de renda.

 

Os cursos ofertados serão variados:

Artesanato em sandálias;

Operador de computador;

Design de sobrancelha e embelezamento de cílios;

Salgadeiro;

Confeitaria básica;

Básico de corte hidratação e escova;

Eletricista de baixa tensão;

Básico de corte e costura;

Confecção de bonecas e animais de pano;

Forno e Fogão: cozinha do dia a dia;

Depilação;

Unhas artísticas; Educação ambiental e patrimonial;

Oficinas educativas;

Oficina de teatro;

Oficina de reaproveitamento de garrafas pet;

Oficina de capoeira;

Oficina de cidadania Anjos da Guarda;

Oficinas sobre uso racional da energia e da água;

Oficina de combate a incêndio;

Oficinas sobre relações de vizinhança e relações interpessoais;

Ação de cidadania com foco na prevenção à saúde;

Evento cultural e patrimonial sobre meio ambiente, preservação e conservação de equipamentos públicos.

 

 

Lilian Monteiro

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION