POLÍCIA CIVIL PARTICIPA DA “OPERAÇÃO VETUS”

0
396
POLÍCIA CIVIL PARTICIPA DA “OPERAÇÃO VETUS” PARA APURAR DENÚNCIAS DE CRIMES CONTRA IDOSOS E PRENDE HOMEM QUE AGREDIU IDOSO DE MAIS DE 70 ANOS DE IDADE

Por: Assessoria de Comunicação PC-AP

 Foto: Polícia Civil

Nessa sexta-feira, 4, a Polícia Civil do Amapá, por meio da 5ª Delegacia de Polícia da Capital (5ª DPC), participou da ação final da “Operação Vetus”, que é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e tem o objetivo de combater crimes de violência contra as pessoas idosas (com 60 anos ou mais de idade), nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.
A ação de hoje consistiu no cumprimento de um mandado de prisão preventiva de um homem, de 35 anos idade, que agrediu um idoso de mais 70 anos de idade com uma paulada na cabeça (tentativa de homicídio), durante um almoço de confraternização.
A “Operação Vetus” iniciou no dia 1º de outubro (Dia Internacional do Idoso) e, no Amapá, é coordenada pelo Delegado Neuton Junior, Delegado titular da 5ª DPC.
“Essa é uma operação inédita, que foi planejada pelo MJSP, tendo em vista o aumento de denúncias de abuso contra pessoas idosas registradas durante o período da pandemia através do Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos do Governo Federal. Desde então, já apuramos mais de 150 denúncias, que culminaram com a instauração de 48 procedimentos investigativos (inquéritos policiais e termos circunstanciados de ocorrência); realizamos mais de 150 visitas nas casas de pessoas idosas, que são vítimas dos mais diversos tipos violências, como abandono, negligência, maus-tratos e exploração financeira”, destacou o Delegado.
As diligências continuam sendo realizadas para apurar as denúncias. Além disso, há um pedido de prisão preventiva em desfavor de um indivíduo que agrediu um idoso com vários golpes de terçado, que aguarda apreciação do Poder Judiciário.

IMAGENS RELACIONADAS
+ Notícias mais lidas