Portal vai conter todas as informações turísticas dos municípios do Amapá – Correio Amapaense

Portal vai conter todas as informações turísticas dos municípios do Amapá

Plataforma foi apresentada durante a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo, que ocorreu nesta terça-feira, na EAP.

 

 Foto: Maksuel Martins
Encontro reuniu entidades governamentais, organizações ligadas diretamente ao setor do turismo e acadêmicos

A implantação do “Portal Turismo Amapá” foi o principal tema discutido durante a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo (Fetur) 2018, promovido pelo governo do Estado, que ocorreu nesta terça-feira, 29, na Escola de Administração Pública do Amapá (EAP). O novo portal terá como objetivo divulgar e promover os destinos turísticos do Amapá e poderá ser uma importante ferramenta de promoção e gestão para todos os agentes do setor.

A previsão é que o portal seja ativado ainda este ano. O levantamento das informações que deverão compor o site já foi realizado nos municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari, Amapá e Serra do Navio. Durante a visita, os técnicos coletaram informações referentes a meios de hospedagem, pousadas, bares, restaurantes, pontos turísticos e informações adicionais de apoio ao turista como posto de saúde, posto policial, casas de câmbio, operadoras de telefonia móvel e caixa eletrônico.

O secretário de Estado do Turismo (Setur), Vicente Cruz, explicou que a criação do portal busca estreitar a relação entre o turista e os equipamentos turísticos, unificando, com base no levantamento feito nos municípios amapaenses, informações essenciais à cadeia produtiva do turismo. “O portal vai fomentar o turismo no Estado do Amapá, com a divulgação dos atrativos turísticos de cada região, divulgando os serviços e equipamentos disponíveis aos turistas que forem a cada município”, ressaltou Cruz.

Durante a reunião do fórum, as entidades governamentais, organizacionais e acadêmicos puderam contribuir com sugestões de informações que devem estar presentes no portal. O site está sendo construído em parceria com o Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (Prodap).

Cadastur

Outro portal apresentado durante o encontro foi a nova plataforma do Cadastur, com a nova versão do banco de dados de pessoas físicas e jurídicas, que atuam nos segmentos de hospedagem e hotelaria do Ministério do Turismo (MTur).

A nova ferramenta permite que turistas e viajantes tenham acesso à consulta segura de estabelecimentos do setor. O sistema é digital com certificação em QR Code, dispositivo codificado que disponibiliza todas as informações necessárias do prestador de serviço, através de um aplicativo de celular.

Relação Transfronteiriça

Outro tema discutido durante a reunião foi a criação de um plano estratégico para o turismo dentro da relação transfronteiriça entre Amapá e Guiana Francesa. “Essa relação possibilita um intercâmbio cultural e crescimento do turismo, para isso, é necessário que os entes responsáveis desenvolvam políticas públicas, criando oportunidades de investimentos setoriais, e com isso, expandir o turismo na região”, frisou o secretário.

Fetur

O Fetur é uma instância de governança do Amapá que tem caráter permanente, propositivo, consultivo e mobilizador, visando à integração de instituições que compõem a cadeia produtiva do turismo no Estado. E busca envolver as entidades governamentais, organizações ligadas diretamente ao setor do turismo e, agora também, o meio acadêmico, que foi convidado para o debate.

 

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION