PREFEITURA DE MACAPÁ ANUNCIA SEGUNDA FASE DE RETOMADA DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS

Foto: Gabriel Flores

A partir desta quarta-feira, 1º de julho, a Prefeitura de Macapá dá início à segunda etapa de retomada das atividades econômicas na capital. Conforme Decreto nº 2.051/2020, mais 13 segmentos foram autorizados a retornar às atividades na modalidade presencial, como as atividades físicas ao ar livre, relacionadas à saúde e ao bem-estar, petshops e lojas de cosméticos. O novo decreto terá duração de 15 dias.

Essa segunda fase, de acordo com o prefeito de Macapá, Clécio Luís, permite ampliar o número de atividades econômicas na forma presencial e altera também o quantitativo de público nas igrejas, que antes permitia até 50 pessoas. Com a nova fase, o número sobe para até 70 pessoas, respeitando a exigência de distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas e uma pessoa a cada quatro metros quadrados (4 m²).

“No geral, são atividades que já estavam autorizadas, mas que funcionavam em outras modalidades de atendimento como delivery, drive-thru e expresso, e agora atenderão na forma presencial. Claro, seguindo todos os protocolos de segurança, como o distanciamento, a higienização das mãos, o uso de máscara, entre outras normas sanitárias”, explicou o prefeito.

Na segunda fase, estão liberadas para atendimento presencial atividades que já estavam na Bandeira Laranja, atendendo em outras modalidades, como armarinhos, tecidos e aviamentos, plásticos, descartáveis e afins, ração animal e insumos agropecuários, petshop, marmorarias e afins, vidraçaria e afins, banca de revistas e lojas de cosméticos, higiene, beleza, perfumaria e similares. Esses empreendimentos atenderão de segunda a sábado, cada um com horário específico.

Estão liberadas ainda atividades físicas praticadas ao ar livre (com no máximo 15 pessoas) e relacionadas à saúde e ao bem-estar, além de atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral. Essas atividades também devem manter os protocolos de segurança e atenderão de segunda a sábado, das 8h às 18h.

O chefe do Executivo municipal destacou ainda que todos os cuidados de proteção devem ser seguidos pelos empreendimentos e pela população. “Apesar dos boletins revelarem uma estabilização nos casos de atendimento em nossas Unidades Básicas de Saúde, todos os cuidados ainda devem ser mantidos, tanto pelas empresas, que retomam suas atividades, quanto pela população. O cidadão não deve se descuidar do básico, como uso de máscara, álcool em gel, e sair de casa em casos de extrema necessidade. Se houver algum risco no processo de retomada das atividades econômicas e novos casos surgirem, teremos que interromper”, complementou.

Na capital, também será mantido o sistema de rodízio de placas diário, incluindo feriados. Em dias do mês de números pares estão autorizados veículos cujo último número de sua placa for par (0, 2, 4, 6…) e dias ímpares com final 1, 3, 5, 7 e 9. Respeitando as devidas exceções para veículos de profissionais das atividades essenciais, como saúde, segurança e outras.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION