Quem estiver com o animal em emergência pode ligar ou mandar mensagem para o número 0800-0004349. Após o contato, será necessário enviar fotos do animal e a localização. O tutor deve estar junto do animal para que ele seja atendido.
A ambulância é equipada com maca, lugar para acompanhante, ar condicionado e cilindros de oxigênio. Além disso, conta com uma equipe de técnico veterinário e médico veterinário.
Os animais atendidos pelo Samu serão encaminhados para o Hospital Veterinário, passando pela avaliação médica para receber o tratamento adequado. Após o atendimento, é necessário que o tutor leve comprovante de residência, cadastro no Censo Animal , RG e CPF. Além disso, é necessário que o acompanhante do animal seja maior de idade.
Gilmar Domingues, secretário de Vigilância em Saúde, comenta sobre o avanço das políticas públicas para a saúde animal. “Com o suporte do Samu Pet, o atendimento para animais em emergência se torna mais fácil. Eles receberão tratamento do médico na ambulância, aumentando significativamente suas chances de sobrevivência”, comentou.
Casos considerados de emergência:
- Situações como hemorragias, envenenamento, atropelamento, entre outros;
- Casos de atropelamento são considerados de emergência se o atendimento for solicitado em até 4 dias;
- Os casos de emergência são atendidos imediatamente, sem necessidade de senha ou espera em filas.