PREFEITURA DE MACAPÁ FISCALIZA RODÍZIO DE VEÍCULOS NO BAIRRO PANTANAL – Correio Amapaense

PREFEITURA DE MACAPÁ FISCALIZA RODÍZIO DE VEÍCULOS NO BAIRRO PANTANAL

Fotos: Cleito Souza

Com a instituição do Decreto Municipal n° 2.236/2020, desde o dia 16 de junho foi autorizado o rodízio de veículos automotores na cidade de Macapá. A medida será adotada por 15 dias. Durante a manhã e tarde desta quarta-feira, 17, equipes da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá e Guarda Civil Municipal fizeram a abordagem de 86 veículos que transitaram pela barreira fixa na rodovia do bairro Pantanal.

Segundo informações do guarda civil Nélio Fernando, 63 carros e 23 motos foram abordados durante o dia. Destes, 20 foram autuados. “Os veículos autuados não estavam em conformidade com a numeração final do dia, no caso, o número ímpar. Então, foram aplicados autos de infração fundamentados pelo Artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro”, disse.

O Artigo 187 dispõe que é proibido transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade competente. “Junto com o Decreto Municipal, estamos realizando, em conformidade com a lei, a autuação das multas, no valor de R$ 130,16, para quem estiver circulando com numeração contrária do dia, que não seja exceção descrita no decreto ou sem justificativa comprovada”, informou Nélio Fernando.

O guarda municipal reforçou que motoristas que transportam passageiros por aplicativos devem obedecer ao rodízio de veículos. “Conforme o decreto, apenas táxis, mototáxis e ônibus estão autorizados a transportar passageiros e a transitar livremente em qualquer dia da semana. Os motoristas de aplicativo devem seguir a regra de dias pares, com as terminações 0, 2, 4, 6 e 8; e dias ímpares, placas com final 1, 3, 5, 7 e 9”, alertou.

Rodízio de veículos em Macapá

Equipes da Companhia de Trânsito e da Guarda Civil estão diariamente com barreiras fixas e também fiscalizações volantes, para que seja cumprido o Decreto n° 2.236/2020 por um período de 15 dias, a contar de 16 de junho. O objetivo é diminuir o fluxo de veículos e pessoas, para que não ocorram aglomerações e a proliferação da Covid-19 pelos bairros da capital.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Clauriana Costa

Assessora de comunicação

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION