PREFEITURA DE MACAPÁ RECEBE DA UNIFAP DOAÇÃO DE PROTETORES FACIAIS PARA COMBATE AO CORONAVÍRUS – Correio Amapaense

PREFEITURA DE MACAPÁ RECEBE DA UNIFAP DOAÇÃO DE PROTETORES FACIAIS PARA COMBATE AO CORONAVÍRUS

 

A Prefeitura de Macapá recebeu nesta quarta-feira, 15, a doação de 60 protetores faciais do tipo “Face Shield”, produzidos pelos alunos do curso de engenharia da Universidade Federal do Amapá. O Município e a Unifap já possuem um Acordo de Cooperação Técnica para a execução do projeto “Macapá 300 Anos”. Todo o material será utilizado pelos profissionais de saúde que atuam nos atendimentos de casos suspeitos de Coronavírus.

A produção dos protetores é feita por 14 alunos voluntários dos cursos de engenharia e matemática, e coordenado por três professores, que demoraram em média uma semana para produzir a quantidade doada. “Para a produção, utilizamos acetato e impressoras 3D. Em média, em uma hora conseguimos produzir um protetor”, explicou o engenheiro civil Adenilson Oliveira, que é um dos professores coordenadores da iniciativa.

 

Devido à escassez de máscara N95 em todo o mundo, a máscara Face Shield foi uma opção encontrada a nível nacional para a proteção dos profissionais que atuam diretamente no combate à doença. “Para nós, é de extrema importância contar com uma instituição como a Unifap nesse auxílio de combate ao vírus. Esses protetores serão utilizados pelas pessoas que estão na linha de frente dos serviços essenciais”, comentou o secretário de Saúde, Eldren Lage.

 

“Este momento é importante no combate a essa pandemia, e a universidade é um local de conhecimento, que quando, em condições adequadas, transformam conhecimento em produtos úteis à sociedade”, disse o reitor da universidade, Júlio Sá, que também antecipou que o próximo projeto será a produção de ventiladores adultos e infantis.

 

Estiveram na entrega a coordenadora do projeto “Macapá 300 Anos”, Cristina Badinni; o diretor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Robert Zamora, além dos professores Regis Brito, Dennis Quaresma e Felipe Monteiro.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Jamile Moreira

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION