PREFEITURA REINAUGURA POSTO DE SAÚDE IPIXUNA MIRANDA

0
1

A Prefeitura de Macapá reinaugurou no fim de semana o posto de saúde Ipixuna Miranda, no distrito de Carapanatuba. A estrutura, que já existia desde 1997, nunca havia passado por reforma, e no ano passado com o fenômeno  das terras caídas foi completamente destruído, deixando a comunidade com atendimento improvisado.

 

O processo de reforma contou com a colaboração direta da comunidade. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) contribuiu com o material, e o serviço foi executado pelos moradores que reconstruíram o ambiente que hoje conta com recepção, dois consultórios, farmácia e banheiro. “Estivemos aqui há seis meses ouvindo as demandas da comunidade no PPA, e hoje voltamos para prestar contas do que foi feito. A reinauguração do posto foi um dos pedidos e a satisfação de estar atendendo é muito grande. A prefeitura não contratou uma empresa pra vir aqui construir a unidade, foi a união de todos que moram aqui que possibilitou a reconstrução”, disse o prefeito Clécio Luís. 

O senador Davi Alcolumbre destacou o comprometimento da administração com o bem estar da população. “Me sinto muito orgulhoso de poder acompanhar de perto essa administração que tanto tem conseguido melhorar a saúde no município de Macapá. Estar mais uma vez presente em uma agenda como essa só me deixa mais motivado para conseguir emendas para que a prefeitura continue promovendo melhorias para o nosso povo”.

Erivaldo Preto, presidente da associação de produtores de Ipixuna Miranda, agradeceu pela reativação do posto, que irá beneficiar a todos os moradores da região. “Hoje nós só temos a agradecer o comprometimento da prefeitura, e reafirmar que estamos entregando hoje um posto que não vai servir só para a comunidade de Ipixuna, mas para todos que residem no distrito de Carapanatuba. Com o funcionamento do posto acredito que irá melhorar muito a cobertura dos serviços de saúde. E no que depender da comunidade vamos sempre colaborar para conseguir as melhorias”.

O senador Randolfe Rodrigues falou da importância da prestação de contas com a comunidade. “Há seis meses essa equipe esteve aqui ouvindo as reclamações e debatendo junto com eles as prioridades do povo que aqui reside. Retornar em um curto espaço de tempo para mostrar o que conseguiu ser realizado é fundamental para resgatar a credibilidade e a autoestima dessas pessoas” completou. 

Além da reinauguração da unidade foi entregue uma lancha que fará o recolhimento dos resíduos hospitalares nas comunidades ribeirinhas de Carabanatuba e Bailique. “A lancha fará viagens semanais nesses distritos para o recolhimento e destinação correta dos resíduos hospitalares. Esse já era um serviço que constava no contrato da empresa e que passa a ser executado sem nenhum custo adicional para a administração municipal” disse o subsecretário de ação em saúde, Eldren Lage. 

Com a conclusão das obras as 70 famílias que residem em Ipixuna irão receber atendimento técnico de enfermagem para a realização de pequenos procedimentos e a dispensação de medicamentos. As consultas médicas e demais procedimentos serão realizados pela equipe de saúde da família que cobre a região uma vez por semana.

O deputado estadual Paulo Lemos, e o secretariado municipal também estiveram presentes na cerimônia de entrega.

Jamile Moreira

Deixar uma resposta

Por favor, inscreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui