Presidente do TJAP participa de formatura realizada pelo Exército em homenagem a Cabralzinho – Correio Amapaense

Presidente do TJAP participa de formatura realizada pelo Exército em homenagem a Cabralzinho

cabralzinhoproga 1cabralzinhoproga 5

O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Carlos Tork, participou de solenidade de Formatura em homenagem a Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho, general honorário do Exército Brasileiro e herói do Amapá. O homenageado dá nome ao Batalhão de Infantaria de Selva do Amapá (34º BIS).

A honraria a Cabralzinho se justifica pelo ato de heroísmo ao defender as terras do Amapá da invasão dos franceses em batalha ocorrida no dia 15 de maio de 1895, antecipando a resolução da questão do Contestado do Amapá (disputa de limites envolvendo França e Brasil).

O chefe do Judiciário Amapaense, o comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, general Luiz Gonzaga Viana Filho, e o comandante do 34º BIS, tenente-coronel Gelson de Souza, depositaram uma coroa de flores ao lado do quadro de Cabralzinho, em exposição no momento da solenidade.

Além do nome do 34º BIS, Veiga Cabral também dá nome ao batalhão da Policia Militar do Amapá; a uma praça no Centro de Macapá onde há uma estátua do homenageado; a um bairro localizado na zona oeste da capital além de outra estátua na entrada do município de Amapá, onde aconteceu a batalha há exatos 123 anos.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION